O professor de história da Universidade do Tennessee, Tore Olsson, realizará a primeira aula de história universitária baseada em GTA do mundo a partir de janeiro de 2026. Intitulada “Grand Theft America”, a disciplina contaria com GTA 6, antes de o jogo ser adiado para 26 de maio de 2026. Olsson já havia ministrado um curso de tema parecido com a franquia Red Dead Redemption.
- Inacreditável: GTA 6 custou mais caro que essas 10 coisas
- GTA 6: quem são os principais personagens do jogo?
Em entrevista ao IGN, o professor de história argumentou que, assim como outros jogos, a franquia GTA molda a forma como as pessoas enxergam a América do Norte.
A série de jogos se destaca pela crítica ao sistema policial norte-americano, às gangues, às drogas, à imigração e ao preconceito. O objetivo da disciplina será explorar a história real dos Estados Unidos a partir dos anos 1980 até os dias de hoje.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Desde o primeiro dia, farei um grande esforço para estabelecer que esta é uma aula universitária séria que lidará com tópicos importantes e difíceis, os quais sempre abordaremos com sensibilidade e respeito”, afirmou Olsson.

Segundo o professor, os alunos não precisarão comprar ou jogar os títulos da franquia. Durante o curso, Olsson exibirá trechos de gameplay de GTA para ilustrar os temas abordados, baseando-se estritamente em conteúdo histórico.
GTA 6 chega apenas em maio de 2026
No início deste ano, a expectativa era de que GTA 6 chegasse na primavera do hemisfério norte (outono no Brasil), porém, a Rockstar Games anunciou o adiamento do aguardado título para 26 de maio de 2026. O jogo estará disponível apenas no PlayStation 5 e Xbox Series.
Leia também no Canaltech:
- GTA 6 será o primeiro jogo AAAAA? Entenda
- Jogadores brasileiros pagariam até R$ 600 por GTA 6
- GTA 6: segundo trailer mostra dinâmica entre protagonistas; assista
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.