A novela entre o 99Food e a Keeta ganhou mais um capítulo. De acordo com a Reuters, ba 99 entrou com uma ação judicial contra a Keeta nesta segunda-feira (18), acusando a empresa chinesa de violação de marca registrada e concorrência desleal, dias depois da concorrente acusar a 99 de práticas anticompetitivas.
- O que é Keeta? App de delivery chinês será lançado no Brasil em breve
- O que é Meituan? Chinesa vai investir R$ 5 bi e lançar app de delivery no Brasil
A 99, que é uma subsidiária da também chinesa DiDi Global, afirma que a Keeta usou cores, gráficos e tipografia semelhantes aos da 99Food. De acordo com a acusação, a concorrente quis “pegar carona” no visual da 99 e induzir os clientes à confusão.
Na ação judicial, o braço da DiDi Global pede à Justiça que determine que a Keeta altere seu logotipo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em nota enviada à Reuters, a Keeta defende que sua identidade visual está ligada a Meituan, empresa da qual é propriedade, há mais de 14 anos, e a própria Keeta há 3 anos, assim, não possui intenção de induzir o público ao erro.
Chumbo trocado
A acusação da 99 vem poucos dias depois da Keeta afirmar que a 99Food estava tentando impedir sua entrada no país, utilizando de práticas anticompetitivas.
De acordo com a Meituan, a 99Food colocou cláusulas de bloqueio no contrato com restaurantes estratégicos, o que os obrigaria a não trabalhar com a Keeta quando chegasse ao Brasil. E, nas cláusulas de bloqueio, não constava outro concorrente, o iFood.
A empresa da Meituan afirmou também que a 99 teria gastado R$ 900 milhões em pagamentos antecipados a restaurantes para que assinassem os contratos de exclusividade, o que representa 90% do valor investido pela empresa para o retorno do aplicativo de entregas em São Paulo.
Quem é a Keeta?
A Keeta é um aplicativo de entregas da companhia chinesa Meituan, uma das maiores do mundo no mercado de delivery.
Em maio, durante uma cerimônia em Pequim, na China, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Meituan anunciou o investimento de R$ 5,6 bilhões para operar com a Keeta no Brasil.
O app chinês é conhecido por oferecer diversos cupons de desconto e pela política de retorno de dinheiro caso ocorra atraso na entrega.
Veja também:
- Com entrega grátis e cupom, 99Food chega a SP para competir com o iFood
- Parceria entre Uber e iFood vai deixar pedir viagens e delivery no mesmo app
- DeepSeek, Qwen e mais: conheça 5 IAs chinesas
VÍDEO: Razr 60 Ultra em 2 meses de uso: respondendo as dúvidas de vocês sobre o dobrável da Motorola
Leia a matéria no Canaltech.