Depois de incertezas e adiamentos, a GWM confirmou, nesta quarta-feira (6), de maneira oficial, qual a data de abertura da fábrica em Iracemápolis, cidade do interior paulista: 15 de agosto.
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A solenidade contará com a presença de convidados ilustres e marcará o início da nacionalização dos carros eletrificados da marca. O expediente será parecido com o promovido pela BYD, que ligou as esteiras de sua planta em Camaçari, na Bahia, no último dia 1º de julho.
A ideia, em um primeiro momento, é focar nos os “campeões de venda” da montadora no Brasil, mais precisamente o Haval H6, SUV híbrido que disputa mês a mês com a família Song, da BYD, o posto de mais emplacado do segmento.
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Aliás, as semelhanças entre as fábricas das rivais chinesas param por aí, já que o processo de montagem dos carros será distinto. Enquanto a BYD optou pelo SKD, a GWM iniciará os trabalhos no CKD, no qual o carro vem totalmente desmontado e, assim, conta com mais processos realizados localmente.

Quais carros a GWM produzirá no Brasil?
Além do Haval H6, que sairá da fábrica da GWM em Iracemápolis em 4 versões (HEV2, PHEV19, PHEV34 e GT), a montadora chinesa já confirmou outros dois modelos que também serão nacionalizados, ambos ainda não lançados no país: H9 e Poer.
O H9 é um SUV de porte grande, com capacidade para 7 ocupantes, projetado para brigar com Jeep Commander, Jeep Commander e Toyota SW4. Como revelado no Festival Interlagos, ele terá sob o capô o motor 2.4 turbodiesel, que ainda não teve sua potência e torque divulgada para o Brasil. O câmbio é sempre automático de 9 marchas.
A picape Poer, por sua vez, também não terá nenhum nível de eletrificação em seu conjunto mecânico nesse primeiro momento. A GWM confirmou que a futura rival da Toyota Hilux compartilhará não somente a plataforma, mas motorização e transmissão com o Haval H9.

A previsão é que as vendas dos dois modelos tenha início apenas após o lançamento oficial de ambos, por enquanto projetado para setembro. A fábrica da GWM em Iracemápolis conta com 500 funcionários e almeja produzir 50 mil veículos por ano, mas os números devem ser expandidos em um futuro próximo.
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