Hackers estão roubando contas da PSN com a “ajuda” do suporte da Sony

Tecnologia

Uma nova onda de críticas dirigidas à Sony surge após a invasão da conta de um popular caçador de troféus do PlayStation 5. Ele não somente foi hackeado, mas contatos com o suporte da empresa não providenciaram ajuda suficiente e o influenciador segue não conseguindo acessar a conta.

Levando em conta incidentes anteriores e levantamentos feitos pelos próprios usuários da PlayStation Network (PSN), acredita-se que os funcionários do suporte da Sony são mal treinados e mal pagos, aceitando propinas para não resolver casos de contas roubadas ou até mesmo vendendo contas de usuários.

Problemas de suporte da PSN

O histórico da PSN com suporte não é exatamente favorável. Em 2011, um apagão levou ao roubo de 77 milhões de contas, incidente após o qual a Sony afirmou ter adicionado medidas de segurança extra: mesmo assim, vários jogadores seguem reportando o hacking de suas credenciais. O caso mais recente ocorreu com dav1d_123, caçador de troféus bastante ativo na comunidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outro usuário, GGmuks, amigo de David, relatou o incidente na rede social X (antigo Twitter), afirmando que o suporte não ajudou e tem o costume de aceitar subornos e sofrer phishing. É comum que as contas mais visadas pelos hackers sejam as de jogadores famosos ou com contagem alta de troféus, já que passam a ser vendidas a altos preços no mercado ilegal virtual ou via Telegram.

A conta de dav1d_123, em particular, possui mais de 1.600 troféus e teve o acesso barrado após uma invasão no último dia 7 de outubro. O jogador, mesmo com autenticação de duas etapas Authy 2FA, não conseguiu evitar o incidente.

GGmuks entrou em contato com a conta roubada em nome do amigo e, surpreendentemente, o hacker — que se identificou como Zzyujrespondeu, explicando como é possível convencer o suporte a dar acesso a contas ao providenciar somente o username.

Hackers costumam mirar em contas com muitos troféus ou pertencentes a jogadores famosos, vendendo-as posteriormente por valores altos (Imagem: Sony/Reprodução)
Hackers costumam mirar em contas com muitos troféus ou pertencentes a jogadores famosos, vendendo-as posteriormente por valores altos (Imagem: Sony/Reprodução)

O cibercriminoso ainda afirmou acreditar que os funcionários do suporte da PSN trabalham a partir de países com baixo custo de vida e por um salário mínimo, sem treinamento em protocolos de segurança.

Em 2024, um incidente semelhante afetou o influencer Hakoom, levando ao vazamento de vídeos do software de suporte usado pela PlayStation: ele é chamado de PACMAN e mostra informações de pagamento, número serial dos consoles e outros dados sensíveis, o que quebra protocolos de segurança comuns.

Jogadores têm pedido à Sony que se pronuncie sobre o caso, lembrando que a empresa não tem um histórico de transparência em resposta a brechas de segurança.

Confira também:

VÍDEO | Comparativo de minuto: PS5 vs XSX qual liga primeiro? #shorts

Leia a matéria no Canaltech.