IA de vídeos da Runway remove objetos e faz até chover; veja exemplos

Tecnologia

A empresa de IA Runway lançou recentemente o modelo gerador de vídeos Aleph, usado para editar cenas já existentes com precisão e sem perder o realismo. Os primeiros resultados publicados pela companhia já impressionam por extrair objetos e até fazer chover — literalmente.

O modelo de IA pode ser usado para aplicar efeitos de chuva, neve ou vento sobre um clipe original, remover objetos e pessoas do frame, criar novos ângulos de câmera e colorir elementos. 

Ao contrário de ferramentas como o Veo 3 do Google, que criam vídeos do zero, o Aleph serve para editar rapidamente um vídeo que já existe. A ferramenta foi liberada inicialmente para empresas e parceiros criativos da Runway — confira alguns exemplos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Confira o Aleph em ação

A Runway compartilhou trechos no X que mostram todo o poder do novo modelo. Um deles mostra a capacidade de mudar condições climáticas do vídeo original, transformando uma cena ensolarada em espaço chuvoso.

Outro exemplo reforça o modo de selecionar objetos específicos. No caso, é possível separar apenas a pessoa no vídeo e colocá-la em outro cenário, como um fundo verde de chroma key.

A IA também consegue trocar o figurino da pessoa em destaque na cena, sem perder o movimento.

Por fim, um dos maiores destaques é a possibilidade de tirar uma pessoa do reflexo de um espelho.

Empresa cresce no meio audiovisual

O uso de IA em filmes e séries ainda gera polêmica, mas a Runway aos poucos se destaca como uma das principais empresas que fornecem a tecnologia nas etapas de produção. A empresa estadunidense fechou um acordo com o estúdio Lionsgate no ano passado e, de acordo com a Bloomberg, já oferece serviços usados pela Netflix

Leia também:

VÍDEO: WhatsApp funcionando offline e sem internet? O que é o Bitchat e as mensagens via Bluetooth do APP

Leia a matéria no Canaltech.