IA do WhatsApp com mais privacidade: veja o que é ‘processamento privado’

Tecnologia

Nem todos os recursos de IA do WhatsApp enviam informações para os servidores da Meta. Ferramentas, como o novo resumo de mensagens não lidas, utilizam um mecanismo conhecido como “processamento privado”, que processa todos os dados em um ambiente com segurança reforçada para que ninguém possa acessá-los, segundo o WhatsApp.

A seguir, o Canaltech responde:

  • O que é o processamento privado?
  • Como funciona o processamento privado no WhatsApp
  • Quais recursos do WhatsApp usam o processamento privado?
  • Como ativar o processamento privado do WhatsApp
  • Qual é a importância desse recurso no WhatsApp?

O que é o processamento privado?

O processamento privado no WhatsApp é uma tecnologia revelada pela Meta em abril de 2025 com intuito de garantir mais segurança e privacidade ao rodar funções do Meta AI, a plataforma de inteligência artificial nativa do mensageiro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A tecnologia é baseada em Ambientes de Execução Confiáveis, para permitir que os usuários usem a Inteligência Artificial do mensageiro para resumir conversas e oferecer sugestões de textos, sem comprometer a segurança e privacidade das conversas.

Essa tecnologia tem a mesma finalidade da criptografia de ponta a ponta, mas é usada em casos em que a criptografia ou o processamento direto no celular não são suficientes para executar certas funções.

Além disso, as ferramentas são opcionais e desativadas por padrão. Dessa forma, o usuário tem controle para decidir se essas informações serão processadas por uma IA ou não.

Ambientes de Execução Confiáveis (TEEs)

O Ambiente de Execução Confiável (TEE) é um servidor em nuvem privada, criado para proteger dados e garantir que eles sejam processados de forma sigilosa e segura.

O TEE só permite que códigos autorizados rodem ali dentro, com intuito de impedir que programas maliciosos interfiram o processo. Para garantir isso, existe um processo para provar que o TEE está executando o código e funcionando corretamente.

Como funciona o processamento privado no WhatsApp

Quando você usa um recurso de Inteligência Artificial do Meta AI, como resumir mensagens, é preciso que esses dados sejam processados por computadores potentes.

Em vez de fazer isso no seu celular (o que pode ser limitado), o processamento é feito em servidores protegidos, usando uma tecnologia chamada TEE (Ambiente de Execução Confiável).

Essa tecnologia garante que a Meta, o WhatsApp ou qualquer outra pessoa não tenha acesso às suas mensagens, mesmo estando nos servidores.

Quais recursos do WhatsApp usam o processamento privado?

Até o momento, o processamento privado pode ser usado no resumo de conversas.

Mão segura celular com o Meta AI aberto
A tecnologia de processamento privado é usada em recursos do Meta AI, como o resumo de conversas e sugestões de escrita. (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

Como ativar o processamento privado do WhatsApp

O processamento privado no WhatsApp é desativado por padrão. Caso queira usá-lo, você precisa ativar nas configurações do mensageiro, entretanto ainda não está disponível para todos os usuários.

Para conferir, siga os passos:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. No Android, toque no ícone de três pontos e abra as configurações;
  3. No iOS, aperte no ícone de engrenagem para entrar nos ajustes;
  4. Vá em “Conversas”;
  5. Selecione “Processamento privado”;
  6. Ative o recurso, caso deseje.

Qual é a importância desse recurso no WhatsApp?

O processamento privado no WhatsApp permite que recursos de inteligência artificial funcionem sem comprometer a privacidade do usuário, já que a tecnologia TEE garante que as conversas não sejam acessíveis nem pela própria Meta.

Esse modelo de processamento, com Ambiente de Execução Confiável, possibilita o uso de tecnologias mais potentes que não poderiam ser executadas diretamente no celular, como modelos de linguagem complexos que dependem de servidores com GPUs — assim, é possível evitar que o smartphone trave ou fique lento.

Leia também:

VÍDEO: WhatsApp Sendo ESPIONADO Sem Você Saber! 😱

Leia a matéria no Canaltech.