O iFood anunciou nesta quarta-feira (01/10) a retomada e ampliação das entregas por drones em Sergipe. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu a primeira autorização permanente do país para voos sobre áreas com circulação de pessoas.
- Como agendar pedidos no iFood
- iFood lança chip com 20 GB grátis para entregadores em categoria exclusiva
A capacidade de atendimento alcança até 280 pedidos diários com operação sete dias por semana durante 10 horas. Segundo a marca, a nova aeronave transporta até 5 kg, contra 3 kg do modelo anterior.
Rota conecta Aracaju à Barra dos Coqueiros
O trajeto parte do Shopping RioMar em Aracaju e atravessa o rio Sergipe até condomínios residenciais na Barra dos Coqueiros. De acordo com o iFood, o percurso aéreo tem menos de quatro quilômetros e a entrega chega ao consumidor em até 30 minutos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por terra, o mesmo deslocamento levaria cerca de uma hora. Ida e volta somam 36 quilômetros através de áreas com trânsito intenso. Ou seja, o trajeto terrestre inviabilizaria a operação apenas com entregadores nos horários de pico.
O entregador continua responsável pela última milha, trecho que vai do pouso do drone até o consumidor final. Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood, explica que o drone resolve trechos que não fazem sentido para o entregador tradicional.
Autorização inédita da ANAC
A rota iniciada em 2021 como projeto-piloto foi a primeira a obter autorização permanente para transporte de alimentos por drones na América do Sul. O iFood destaca que a ANAC aprovou voos sobre áreas urbanas, um marco regulatório no setor de mobilidade aérea brasileiro.

Além disos Speedbird Aero, parceira do iFood no projeto, é a única empresa com dois modelos de drones aprovados pela ANAC para operações BVLOS (além da linha de visada do operador) voltadas à entrega de cargas no Brasil.
Especificações técnicas do drone do iFood
A aeronave opera a 50 km/h e voa até 60 metros de altura, equivalente a um prédio de 20 andares. O equipamento conta com GPS para navegação e paraquedas em caso de emergência.
Um centro de controle da Speedbird Aero em Franca (SP) comanda as operações remotamente. Dois drones ficam disponíveis para o trajeto e podem ser acionados simultaneamente conforme a demanda.
A estrutura suporta ventos de até 55 km/h e chuva leve de 5 mm por hora. Nesta retomada, apenas pedidos de comida serão transportados.
A estratégia multimodal do iFood combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e drones. Os drones são relevantes em trajetos com barreiras naturais como rios ou áreas de difícil acesso, encurtando caminhos e ampliando o alcance dos restaurantes.
Leia mais
- Almoço mais barato: iFood lança Hits para você gastar menos no delivery
- Parceria entre Uber e iFood vai deixar pedir viagens e delivery no mesmo app
- Drone de quase R$ 1 milhão chega ao Brasil; voa a 90 km/h e “enxerga” com LiDAR
VÍDEO: Um DRONE INVADIU a minha CASA: o que FAZER?
Leia a matéria no Canaltech.