Em 2023, o Brasil marcou o início de um crescimento exponencial na venda de veículos eletrificados, que englobam diferentes tecnologias: híbridos leves (MHEV), híbridos plenos (HEV), além dos recarregáveis, como os híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos puros (BEV).
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Já no ano de 2025, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país alcançou 523.875 veículos leves eletrificados em circulação — já considerando as vendas até o mês de agosto. O número impressiona quando comparado ao cenário de três anos antes.
Porém, a análise se torna preocupante ao observar apenas os carros eletrificados recarregáveis (PHEV e BEV).
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Crescimento dos PHEVs e BEVs no Brasil
Atualmente, esses modelos já somam 316.536 unidades e lideram a preferência dos consumidores. Somente em agosto de 2025, o Brasil registrou 20.222 emplacamentos de veículos eletrificados, sendo 77,5% deles PHEVs e BEVs. Esse padrão tem se repetido nos meses anteriores, reforçando a tendência.
Infraestrutura de recarga no Brasil: mais de 21 carros por carregador
O maior desafio não está no número de unidades vendidas, mas sim na infraestrutura de carregamento. Segundo dados da ABVE, há cerca de 14.827 pontos de recarga (AC e DC) distribuídos pelo país.
Em uma conta simples, isso representa mais de 21 veículos recarregáveis para cada carregador disponível.
O problema se agrava quando se observa que apenas 16% desses pontos são de recarga rápida (acima de 50 kW), capazes de oferecer recargas mais potentes em menos tempo.

Além disso, a distribuição é desigual: metade dos carregadores está concentrada no Sudeste (50%), enquanto o Sul tem 22%, o Nordeste 18%, o Centro-Oeste 8% e o Norte apenas 2%.
É importante frisar também que em 2023 haviam 4.230 carregadores públicos no Brasil, segundo a Bright Consuting. E a média era quase a mesma: 19 carros para cada carregador. Mesmo que a diferença tenha aumentado, é possível olhar com bons olhos os mais de 10 mil eletropostos que foram construídos nos últimos dois anos.
Investimentos em carregadores de carros elétricos no Brasil
Para reduzir esse déficit, algumas marcas anunciaram investimentos em infraestrutura de recarga. A Porsche, por exemplo, divulgou um aporte de R$ 70 milhões para a instalação de 66 novos carregadores ultrarrápidos de 150 kW, elevando sua rede para 104 unidades no país.

A BYD também anunciou a instalação de 50 pontos de recarga em suas concessionárias. Já a Rede Graal e a Shell vêm ampliando a presença de carregadores em rodovias e postos de combustíveis.
No campo político, em abril de 2025 foi apresentado o Projeto de Lei 497/25, que prevê incentivos fiscais para a construção de carregadores de carros elétricos. Até o momento, a proposta não avançou.
Próximos passos
É natural esperar que o número de pontos de recarga aumente nos próximos anos, acompanhando o avanço das vendas de carros híbridos e elétricos no Brasil. No entanto, a infraestrutura atual ainda exige investimentos significativos para atender à crescente frota de veículos eletrificados.
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