Inovação do iPhone que ninguém pediu está prestes a desaparecer, diz leaker

Tecnologia

A funcionalidade Camera Control, implementada no iPhone 16, pode estar prestes a sair de cena. De acordo com o insider OvO Baby Sauce OvO, a ferramenta será descontinuada no iPhone 17 devido à baixa adesão dos usuários.

O Camera Control permite ajustar foco, exposição, zoom ou até acionar inteligência visual com um simples toque físico no botão. A recepção do recurso dividiu opiniões: enquanto alguns usuários relatam que conseguem capturar fotos rapidamente e com praticidade, outros consideram o recurso redundante e criticam a facilidade de ativá-lo por acidente.

Além disso, o botão serve como acesso direto ao Visual Intelligence, uma das principais funções de IA do iOS. Isso o torna mais do que uma simples ferramenta de câmera — é uma via rápida para aprendizado, tradução de objetos e imagens na tela. A remoção desse botão pode prejudicar o acesso a essas funções, de um ponto de vista prático.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Contudo, o leaker que compartilhou a informação ainda carece de um histórico confiável de vazamentos, então tudo deve ser tratado como rumor. Ainda que possa se provar real no futuro, não é possível garantir que isso realmente acontecerá na linha do iPhone 17.

Para a Apple, eliminar o botão de Camera Control significa corte de custos na produção dos seus próximos smartphones. Contudo, é sempre válido lembrar que a fabricante demorou cinco anos para eliminar de vez a Touch Bar dos MacBooks – mesmo com os rumores da época afirmando que o recurso estava com os dias contados.

Quando lança o iPhone 17?

A resposta para essa questão será divulgada muito em breve. Seguindo o calendário de anúncios da marca, podemos esperar que o iPhone 17 finalmente seja revelado em setembro, ao lado de vários outros produtos

Leia mais no Canaltech:

Saiba por que é tão difícil sair do ecossistema da Apple:

Leia a matéria no Canaltech.