
Resumo
- O Instagram ganhou um aplicativo oficial para iPad com design adaptado e Reels em destaque.
- A novidade chega após anos de resistência da Meta em lançar a versão para tablets.
- A decisão foi influenciada pela concorrência do TikTok e pelo aumento nas vendas de iPads.
A Meta lançou, nesta quarta-feira (03/09), um aplicativo oficial do Instagram para iPad. Ele tem um design adaptado para a tela maior e traz algumas diferenças, como os Reels na aba principal, por exemplo.
Antes disso, era possível usar o Instagram para iPhone no tablet, mas a interface ficava “esticada” na tela maior. O lançamento confirma notícias que circulam desde o primeiro semestre de 2025 e indicavam uma chegada iminente.
Como usar o Instagram no iPad?
Para usar o Instagram no iPad, não tem muito segredo: basta baixar o aplicativo na App Store e, após a instalação, entrar com seu login e sua senha.
O app funciona de forma bem parecida com a versão para smartphones, mas há uma mudança curiosa: a aba principal exibe Reels, e o feed com fotos e vídeos foi movido para uma aba secundária, chamada “Seguindo”. Apesar disso, outros recursos tradicionais estão presentes, como Stories, mensagens diretas, busca e explorar.
Também é possível fazer publicações com a câmera do tablet ou usando material da galeria. A Meta destaca que a tela maior do iPad é uma vantagem na hora de editar Reels.
Por que demorou tanto?
O Instagram foi lançado no iPhone em 2010, e durante anos a Meta resistiu em levá-lo aos tablets da Apple, alegando recursos limitados de desenvolvimento, pouca demanda, problemas técnicos e foco na versão web.
Do ponto de vista tecnológico, a tela maior e a baixa resolução das imagens poderiam comprometer a qualidade do conteúdo.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, disse que a empresa não tinha recursos suficientes para desenvolver um app para o iPad, o que colocava esse projeto no fim da lista de prioridades da empresa.
Além disso, o próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, chegou a dizer que considerava o iPad um computador, o que dispensaria a necessidade de aplicativos para ele — a versão web seria suficiente.
Por que a Meta mudou de ideia?
Dois fatores ajudam a explicar a decisão de levar o Instagram para iPad: concorrência do TikTok e maior volume de vendas do tablet.
O TikTok é, atualmente, o maior concorrente das redes da Meta — e conta com um aplicativo nativo para iPad. Esse é um dos motivos para marcar presença na plataforma e destacar os Reels, formato de vídeos curtos da rede social.
A Bloomberg também aponta que o iPad teve uma leve alta nas vendas ao longo dos últimos anos. A projeção é que ele gere mais de US$ 28 bilhões em receitas para a Apple entre outubro de 2024 e setembro de 2025. Com mais tablets no mercado, faz sentido para a Meta facilitar o acesso à rede social.
Também vale lembrar que outro app da Meta chegou ao iPadOS recentemente: o WhatsApp foi lançado para a plataforma em maio de 2025. Antes disso, só era possível usar a versão web no tablet.