Instagram pode usar prints para calcular engajamento de conteúdo

Tecnologia
Resumo
  • Instagram pode passar a registrar capturas de tela como métrica de engajamento.
  • Ainda não há nada decidido, mas a medida ajudaria criadores e marcas com uma visão mais precisa do alcance real.
  • No Brasil, onde a base de usuários é altamente engajada, a mudança melhoraria dados para estratégias de conteúdo e marketing.

O Instagram pode adicionar a contagem de capturas de tela às métricas de engajamento. A indicação veio do próprio chefe da plataforma, Adam Mosseri, durante uma sessão de perguntas e respostas com usuários na última semana.

Questionado sobre o rastreamento de capturas de tela como uma possível nova métrica para o painel de Insights, Mosseri demonstrou interesse na sugestão. “Isso é realmente interessante. Nunca ouvi esse pedido antes. Vou verificar. Vou conversar com a equipe e ver o que eles acham”, respondeu o executivo.

O que mudaria no Instagram?

Conteúdos como infográficos, receitas, dicas, tutoriais ou memes são frequentemente salvos por capturas de tela para consulta ou para serem compartilhados em outros aplicativos. Atualmente, essa forma de interação não é contabilizada, o que pode subestimar o verdadeiro alcance de uma publicação.

A proposta ofereceria aos criadores de conteúdo e marcas uma visão mais ampla sobre o real alcance das publicações, uma vez que apenas curtidas e comentários já não representam o impacto total de um conteúdo.

A consideração do Instagram, inclusive, reflete uma tendência na indústria de mídias sociais de quantificar o chamado “engajamento passivo”, ou seja, o compartilhamento fora das plataformas.

Usuários migram do espaço público dos feeds para conversas privadas. Além disso, a sofisticação dos algoritmos de recomendação faz com que muitos consumam conteúdo sem necessariamente seguir os perfis, diminuindo as interações diretas. A própria Meta já realizou uma mudança de foco no Instagram ao priorizar as visualizações como um indicador de sucesso para vídeos, por exemplo.

Importante ressaltar que a proposta, caso avance, se refere a uma métrica anônima, disponível somente para os donos dos perfis. A funcionalidade seria parecida com outras existentes, como o número de salvamentos ou compartilhamentos.

Portanto, não tem nenhuma relação com a notificação de usuários sobre quem capturou a tela de seu conteúdo, seja no feed, stories ou outras áreas do aplicativo.

Brasil pode sair ganhando

O mercado brasileiro possui uma das maiores e mais engajadas bases de usuários do Instagram no mundo. Para os criadores, influenciadores digitais e marcas, a principal vantagem da possível nova métrica seria obter dados mais sólidos para comprovar o valor de suas estratégias.

Uma publicação com baixo número de curtidas, mas com um alto índice de capturas de tela, poderia ser interpretada como um conteúdo de grande utilidade e interesse para a audiência, validando formatos que incentivam o salvamento, como listas, guias rápidos ou tutoriais passo a passo.

Do ponto de vista dos usuários comuns, o impacto seria mínimo, já que a privacidade seria mantida e não haveria notificação sobre a captura. Mas se o Instagram passar a valorizar as capturas de tela como um sinal forte de engajamento, o sistema de recomendação poderia começar a priorizar conteúdos que possuem essa característica, afetando o algoritmo.

Com informações do Social Media Today

Instagram pode usar prints para calcular engajamento de conteúdo