A Meta, empresa responsável pelo Instagram, anunciou uma mudança importante nas configurações de segurança para adolescentes: a adoção de um sistema inspirado na classificação PG-13, utilizada há décadas pelo cinema norte-americano quando o conteúdo é recomendado para maiores de 13 anos.
- Adolescentes não têm apoio emocional para lidar com redes sociais, diz pesquisa
- Como o algortimo do TikTok expõe meninos e meninas a temas sensíveis ou adultos
O termo PG-13 (Parental Guidance – 13) significa que o conteúdo é recomendado para maiores de 13 anos, mas pode conter elementos que exigem orientação dos pais, como linguagem forte, temas mais maduros ou breves cenas de violência.
A ideia é simples: criar no Instagram uma experiência parecida com a de assistir a um filme PG-13, segura para adolescentes, mas ainda autêntica e próxima da realidade que eles vivem online.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como a nova política do Instagram vai funcionar
A partir de agora, todas as contas de usuários menores de 18 anos serão automaticamente configuradas no modo 13+, inspirado na classificação PG-13. Isso significa que o Instagram limitará ainda mais o acesso a determinados tipos de conteúdo. Entre as principais mudanças estão:
- Bloqueio ou não recomendação de postagens com linguagem ofensiva, desafios perigosos, consumo de álcool ou drogas, e comportamentos considerados prejudiciais.
- Filtros mais rigorosos de busca, impedindo que adolescentes encontrem termos como “álcool” ou “gore”, mesmo que digitados de forma errada.
- Limitação de interações com contas que compartilham conteúdo adulto ou inadequado. Esses perfis não poderão seguir, enviar mensagens diretas ou comentar em posts de adolescentes.
- Supervisão parental reforçada, permitindo que os pais controlem e personalizem o nível de restrição, inclusive com uma nova opção chamada “Conteúdo Limitado”, que bloqueia ainda mais temas sensíveis.
Reação dos pais e especialistas

De acordo com uma pesquisa da Ipsos encomendada pela Meta, 95% dos pais de adolescentes nos Estados Unidos acreditam que essas novas medidas são úteis, e 90% dizem que elas facilitam entender o tipo de conteúdo que seus filhos veem.
A Meta também destacou que milhares de pais ao redor do mundo participaram do processo de feedback, avaliando mais de 3 milhões de postagens para ajudar a definir o que é apropriado para o público jovem.
No entanto, organizações de proteção infantil, como a Molly Rose Foundation, ainda demonstram cautela, afirmando que o impacto real dessas medidas dependerá da eficácia e transparência das ferramentas implementadas.
Quando as mudanças chegam
As novas configurações já estão sendo lançadas gradualmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, e devem chegar à Europa e ao restante do mundo no início de 2026. Com essa atualização, o Instagram busca tornar a experiência dos adolescentes na plataforma mais segura e próxima dos padrões familiares do cinema PG-13, um passo importante para proteger jovens em um ambiente digital cada vez mais complexo.
Leia também:
- Gambiarra simples em vídeo adulto burla moderação de conta de crianças no TikTok
- Esforços da Meta em proteger jovens são lamentavelmente ineficazes, diz revisão
VÍDEO | TIKTOK RESTRINGE FILTROS DE BELEZA PARA ADOLESCENTES
Leia a matéria no Canaltech.