Em uma mudança estratégica sob o comando do novo CEO Lip-Bu Tan, a Intel está descontinuando sua pesquisa e desenvolvimento de substratos de vidro, componentes essenciais para a fabricação de processadores. Por conta disso, o Time Azul de processadores passará a comprar a tecnologia pronta de fornecedores externos especializados.
- Vale a pena comprar CPU Intel Core i5 em 2025?
- Características mais importantes nos processadores Intel
A decisão representa uma mudança significativa na abordagem da Intel, que historicamente investiu no desenvolvimento de suas próprias tecnologias. O movimento faz parte de um esforço mais amplo para otimizar custos, reduzir riscos financeiros associados a pesquisa e desenvolvimento e focar em suas áreas de negócios principais: o desenvolvimento de CPUs, GPUs e serviços de fundição (foundry).
Foco maior da Intel pode estar no desenvolvimento de chips em si
Ao terceirizar, o Time Azul espera acelerar a integração de novas tecnologias em seus produtos e ganhar flexibilidade para avaliar múltiplos parceiros, garantindo competitividade em desempenho e preço.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
The fact that this rumor coincides with the recent bullish commentary from JNTC is not accidental IMO.
JNTC will supply customized glass cores which are then shipped to the substrate players for the build up process. I’m sure $INTC will be a customer here (with some of their old… https://t.co/SRa2fjU6ua
— Chips & Wafers (@ChipsandWafers) July 2, 2025
Essa mudança estratégica reforça uma tendência de cooperação no setor de semicondutores, que exige altíssimos investimentos. A Intel poderá focar em seu roadmap de litografias, como o 18A, enquanto aproveita a expertise de fabricantes consolidados para acelerar o lançamento de produtos mais potentes, especialmente para data centers e inteligência artificial.
Essa movimentação ainda não é algo que foi divulgado oficialmente pela empresa, mas aponta para um possível momento delicado internamente no que diz respeito a divisão Foundry, que é um dos focos do atual CEO.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Leia a matéria no Canaltech.