Intel admite fracasso com as CPUs Arrow Lake; recuperação está nos Nova Lake

Tecnologia

O lançamento dos processadores Arrow Lake (Core Ultra 200) não convenceu a indústria, já que eles chegaram com performance aquém da série anterior (Raptor Lake Refresh) e distante dos AMD Ryzen 9000. A Intel reconheceu isso em uma conferência de tecnologia do Banco Alemão (e não foi a primeira vez), dizendo que a próxima geração, chamada de Nova Lake, colocará o Time Azul de volta no segmento de alto desempenho.

David Zinsner, CFO da Intel, admitiu que as vendas não foram boas e um dos principais motivos é o baixo desempenho dos SKUs topo de linha, reconhecendo que eles não tiveram boas ofertas nesse segmento neste ano:

“Como você sabe, nós meio que deixamos a bola cair no segmento de desktops, especialmente no segmento de desktops de alto desempenho. Então, quando você analisa a participação com base no valor em dólares em vez de na quantidade de unidades, vemos que nosso desempenho não é tão bom, principalmente devido ao fato de não termos tido uma boa oferta nesse ano no segmento de desktops de ponta”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

CPUs Nova Lake terão foco em alto desempenho

O executivo da Intel deixa claro que os próximos processadores para desktop vão corrigir esse gargalo no segmento high-end de CPUs: “o Nova Lake, que é o próximo produto, é um conjunto mais completo de SKUs”. Zinsner afirma que os Core Ultra 400 (é como os leakers têm chamado a próxima geração) “atende ao mercado de desktop de ponta”.

A Intel chegou a lançar uma ferramenta que melhora o desempenho do Arrow Lake para desktop (Imagem: Intel/Divulgaçã)

“Portanto, esperamos melhorar nossa posição no próximo ano. No geral, estou bastante otimista em relação ao cliente. Ele não está funcionando perfeitamente, mas está indo muito bem”, adiciona o CFO da Intel.

O baixo desempenho dos Core Ultra 200 para PCs de mesa é um reflexo de como a Intel está no momento. Se você tem acompanhado as últimas notícias, sabe que a empresa passa por um momento delicado, com investimentos vindos por parte do governos dos EUA e empresas privadas estrangeiras na tentativa de amenizar a questão.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.