Intel está preparando refresh da atual geração Core Ultra 200 para desktop

Tecnologia

Já faz um tempo que rumores sobre a falta de uma nova geração de CPUs Intel em 2025 circulam pela internet. A última delas, para desktop, foi a Arrow Lake, atual Core Ultra 200. Outros rumores apontam para um refresh dessa geração e, ao que parece, segundo a descrição do documento de envio do NBD, isso realmente deve acontecer, só não sabemos ainda quando.

Parte da descrição menciona “ARL-S PPV Refresh“, indicando que se trata de uma atualização da atual geração e ela já está em testes. Não sabemos ainda o que muda, mas esses rumores até agora dizem que as frequências devem ser a única característica diferente.

Entre a 13ª e 14ª gerações de Intel Core (ambas Raptor Lake), as linhas Core i5 e i9 só tiveram os clocks alterados. Já em relação aos i7, houve uma mudança na quantidade de núcleos, com a 14ª geração oferecendo 4 núcleos a mais, sendo esse o único segmento de processadores entre essas duas gerações que recebeu mais núcleos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nova Lake também é mencionado no vazamento

O documento de envio do NBD também menciona a próxima geração de processadores para PC de mesa da Intel: Nova Lake. São diferentes SKUs de 28 núcleos, quatro núcleos a mais em relação ao Core Ultra 9 da geração Arrow Lake, mas quase metade se considerarmos os vazamentos e rumores, que apontam para mais de 50 núcleos, pelo menos no modelo high-end.

A geração Nova Lake, que está sendo chamada de Core Ultra 400, já que os Core Ultra 300 serão os Panther Lake para notebooks, é esperada para 2026. Porém um novo vazamento indica um adiamento para 2027, mais próximo do segundo semestre. Até mesmo os Panther Lake, que a Intel já garantiu que chegariam no começo de 2026, aparecem com lançamento mais próximo da segunda metade do ano.

Inúmeras informações não-oficiais dizem que o processo interno de fabricação da Intel, com essas próximas gerações baseadas na nova litografia 18A, não vai bem. Assim, ver rumores e vazamentos apontando para adiamentos só corrobora com um possível atraso no lançamento.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.