Intel inicia nova onda de demissões e até fecha departamentos

Tecnologia

A Intel começou a demitir milhares de funcionários, como disse que faria em abril, embora o número exato não tenha sido revelado, segundo o site americano Oregon Live. O processo de demissão em massa deve durar algumas semanas, com alguns colaboradores já sendo desligados e outros sendo informados sobre o corte que acontecerá em breve.

As demissões acontecem em diferentes setores da empresa, e na divisão de fabricação de chips, Intel Foundry, o corte no número de funcionários é algo entre 15 e 20% no quadro total, envolvendo técnicos, engenheiros e pesquisadores nas plantas que ficam no estado americano de Oregon.

Intel fecha departamentos e terceiriza serviços

Além disso, é esperado um grande número de demissões também nos setores de Auto e marketing. No caso do primeiro, é esperado que toda a divisão seja fechada, com quase todas pessoas desligadas. Em relação ao marketing, ele deve ser terceirizado para uma empresa chamada Accenture, que fará maior uso de IA para ter maior eficiência na produção, uma tendência moderna que só cresce.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A divisão Intel Foundry foi duramente impactada pelas demissões (Imagem: Intel/Divulgação)

As demissões estão acontecendo também nos estados da Califórnia e Arizona, além de Oregon como já mencionado, regiões onde se encontram as maiores instalações da Intel.

Essa nova onda de demissões vem em um momento preocupante para a empresa, considerando alguns rumores recentes. Ao que tudo indica, a Intel estaria mudando o curso do desenvolvimento de sua litografia 18A, focando na produção interna de chips e não mais a disponibilizando aos seus clientes, além de mudar o foco para a próxima tecnologia, 14A, para brigar contra os 2 nm da TSMC, líder do mercado de fabricação de semicondutores.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.