Intel pode fechar divisão Foundry caso não tenha clientes para litografia 14A

Tecnologia

A Intel fará a estreia de sua nova litografia 18A com o lançamento das CPUs Panther Lake, algo que ainda não tem data para acontecer, mas é esperado para o começo de 2025. A tecnologia sucessora, 14A, está em desenvolvimento pela divisão Intel Foundry, mas pode ser que nem veja a luz do sol, caso o Time Azul não atraia clientes suficientes para viabilizar a produção.

Durante a mais recente reunião fiscal, que aconteceu na semana passada, A Intel admitiu que se eles não conseguirem assegurar “clientes importantes”, a litografia 14A pode ser pausada ou até mesmo descontinuada, e até as tecnologias seguintes e planos de expansão de fábricas podem ser deixados de lado. Sobre isso, a empresa disse:

“Se não conseguirmos garantir um cliente externo significativo e cumprir marcos importantes para o Intel 14A, enfrentaremos a perspectiva de que não será econômico desenvolver e fabricá-lo e os nós de ponta sucessores no futuro. Nesse caso, poderemos pausar ou descontinuar nossa busca pelo Intel 14A e pelos nós sucessores, bem como vários de nossos projetos de expansão de fabricação.”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Futuro da divisão Intel Foundry em risco

Rumores recentes apontaram para um caminho diferente. A Intel poderia cancelar a disponibilidade do node 18A para clientes externos, focando somente em seus próprios produtos. Além disso, o foco de produção da divisão Foundry seria voltado para a litografia 14A.

Agora, com essa nova afirmação por parte da própria Intel, o futuro da divisão de fabricação de chips pode estar comprometido. Caso o Time Azul realmente não consiga atrair clientes suficientes para sua próxima tecnologia, a empresa continuaria trabalhando com a litografia 18A até meados de 2030, diminuindo gradativamente o investimento nesse segmento.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.