
Resumo
- O Internet Archive e a Automattic criaram o plugin Link Fixer para corrigir links quebrados em páginas antigas.
- O Link Fixer é gratuito e de código aberto, escaneia links, arquiva páginas na Wayback Machine e atualiza links para versões arquivadas.
- Um estudo de 2024 da Pew Research indica que 38% dos links de 2013 não funcionam mais, destacando a importância da iniciativa.
A organização sem fins lucrativos Internet Archive e a empresa Automattic, responsável pelo WordPress, anunciaram a criação do plugin Link Fixer, que terá como objetivo evitar que links de páginas antigas levem o leitor a endereços quebrados ou fora do ar.
Do lado do Internet Archive, a iniciativa faz parte do projeto Wayback Machine, que tem arquivos de mais de 1 trilhão de páginas. O software será integrado ao serviço de sites e blogs.
Como o plugin vai funcionar?
O plugin Link Fixer é gratuito e de código aberto. Quando instalado pelo dono de um site, vai escanear os links publicados. Com isso, ele checa se as páginas ainda estão no ar e se elas têm cópias na Wayback Machine — caso não tenham, a solução fará um snapshot e o enviará ao serviço.
A ferramenta não vai apenas arquivar conteúdos — ela também consertará ligações para outras páginas. Caso note que uma página linkada está offline, o plugin entra em cena e atualiza o caminho para uma versão arquivada. O contrário também pode ocorrer: se o endereço original voltar a funcionar, o redirecionamento é desfeito.

De acordo com a página do Link Fixer, o plugin só precisa ser configurado uma vez; depois disso, ele roda em segundo plano. Caso um site tenha milhares de links, pode demorar algumas semanas até concluir os trabalhos.
Links quebrados são um problema na web
Se você já navegou por notícias de décadas atrás, blogs esquecidos e outros tipos de conteúdo antigo, sabe como é frustrante encontrar uma indicação para uma página interessante, mas não conseguir acessá-la.
Segundo um estudo de 2024 da Pew Research, 38% dos links que existiam em 2013 não estavam mais funcionando. Isso vale para diferentes tipos de conteúdo, como sites, reportagens, páginas governamentais, artigos da Wikipédia e publicações em redes sociais.
“Nós acreditamos que a web deve ser um recurso durável e confiável para todos. Ao longo do tempo, no entanto, os links quebram. Páginas são movidas, domínios não são renovados, sites saem do ar e conteúdo valioso desaparece”, explica a Automattic em seu comunicado.
Com informações do TechCrunch
Internet Archive quer consertar links quebrados em páginas antigas

