iPhone 17 usa chip próprio para superar Galaxy S25 em teste de conectividade

Tecnologia

Um levantamento feito pelo serviço de testes de conexão Ookla mostrou que o chip N1, presente na linha iPhone 17, impressiona na qualidade da captura de sinal de internet. Em alguns casos, o componente desenvolvido pela Apple chegou a superar plataformas Broadcom presentes em celulares Android. 

O relatório ainda indica que a série iPhone 17 demonstrou um “salto claro” no desempenho Wi-Fi em condições reais de uso, em comparação com a família iPhone 16, que se baseava em chips Broadcom.

Para isso, os resultados do N1 foram até 40% superiores aos do seu antecessor. No download, a velocidade global do iPhone 17 foi de 329,56 Mbps, em comparação com 236,46 Mbps do iPhone 16. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, o Google Pixel 10 Pro ainda registra as melhores velocidades medianas em condições de sinal comuns e mais favoráveis, com 335,33 Mbps.

Velocidade internet Ookla iPhone
iPhone 17 apresentou salto de velocidade de internet com chip feito “em casa” (Imagem: Reprodução/Ookla)

O destaque da Apple reside na consistência em condições difíceis: o N1 proporciona uma experiência mais confiável, com velocidades no 10º percentil (cenário de pior rede) superiores a 60% em relação ao iPhone 16. 

Chip de conectividade da Apple pode ter desvantagens no futuro

Ainda existem algumas áreas com possibilidade de melhorias, segundo a Ookla. O N1 está limitado a canais de 160 MHz e não oferece suporte à operação de 320 MHz, um recurso do Wi-Fi 7 — em teoria, isso restringe as taxas de pico de velocidade. 

Pixel 10 Pro melhor internet
Pixel 10 Pro lidera com condições favoráveis de sinal (Imagem: Reprodução/Ookla)

Contudo, essa limitação de 160 MHz no chip N1 ainda não resultou em um impacto significativo no desempenho do mundo real, visto que a adoção global de roteadores com canais de 320 MHz ainda é baixa. 

A criação do N1 integra um amplo plano da Apple para internalizar o desenvolvimento de componentes do iPhone. Isso gera um controle aprimorado sobre a qualidade e o custo das peças, além de maior integração entre hardware e software nos celulares.

Xiaomi também se saiu bem

Para além da surpresa da Apple, o Xiaomi 15T Pro, que utiliza silício Wi-Fi da MediaTek, apresentou o melhor desempenho em upload e latência. 

Já o Huawei Pura 80 foi considerado atrasado em relação aos concorrentes devido à ausência de suporte à banda de 6 GHz em sua implementação Wi-Fi 7, o que prejudica a velocidade em situações ideais de sinal. 

Afinal, o uso da banda de 6 GHz em dispositivos Android resultou em velocidades de download medianas pelo menos 77% mais rápidas do que na banda de 5 GHz. No entanto, a adoção regional desse recurso ainda é desigual, com maiores níveis na América do Norte, em comparação com a Europa e Ásia.

Leia mais no Canaltech:

Será que a linha iPhone 17 vale a pena? Veja no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.