
Resumo
- iPhone 17e pode abandonar o notch e adotar Dynamic Island, segundo vazamento publicado no Weibo.
- O modelo deve manter tela OLED de 6,1 polegadas a 60 Hz, chip A19 e câmeras iguais às do iPhone 16e, ainda com baixo custo em comparação com os outros modelos.
- A Apple deve lançar o smartphone no começo de 2026.
O iPhone 17e, esperado para o início do próximo ano, deve receber uma atualização de design. Contrariando rumores anteriores, o modelo “baratinho” pode abandonar o notch tradicional, que apareceu pela primeira vez no iPhone X, e herdar o visual dos smartphones mais recentes da Apple, segundo um vazamento da cadeia de produção da fabricante.
O modelo atual, iPhone 16e, tem seu design baseado no iPhone 14, que ainda trazia o entalhe. Com a mudança, o iPhone 17e herdaria o visual do iPhone 16, introduzindo o Dynamic Island.
Dessa forma, a companhia deve deixar o modelo de entrada mais parecido com a linha principal, ao menos na parte da frente, aposentando de vez o velho (e, por um tempo, tão polêmico) notch a partir da próxima geração.

Apesar da atualização no design, o iPhone 17e deve seguir a filosofia aplicada na versão atual e nos iPhone SE, com especificações mais modestas para manter o custo baixo.
Ainda de acordo com os rumores, divulgados no Weibo, o aparelho manteria o painel OLED de 6,1 polegadas do iPhone 16, mas continuaria limitado a 60 Hz de taxa de atualização — um ponto que o diferencia dos modelos mais caros.
A expectativa é que o celular seja equipado com o chip A19, previsto para a próxima geração, mas o conjunto de câmeras pode permanecer o mesmo do iPhone 16e, sem grandes mudanças. No entanto, outra expectativa é por um reajuste de preço, algo que deve ocorrer em toda a linha iPhone 17.
iPhone 16e é aposta que deu certo
A aposta em um design mais moderno viria na esteira do bom desempenho do antecessor. O iPhone 16e, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2025 custando a partir de R$ 4.299, foi um dos grandes responsáveis pela liderança da Apple no mercado global de smartphones no primeiro trimestre.
O modelo, lançado nos EUA por US$ 599 para substituir a linha iPhone SE — que mantinha o design dos “iPhones de botão” —, ajudou a impulsionar um crescimento de 5% nas vendas da empresa, com forte desempenho em mercados como Índia, Sudeste Asiático e Japão.
Quanto à linha tradicional, rumores apontam que a Apple deve apresentar quatro novos modelos em setembro de 2025: iPhone 17, iPhone 17 Air (ou Slim), iPhone 17 Pro e iPhone 17 Ultra.
A estratégia, que não inclui mais as versões Plus e Pro Max, ajudaria a diferenciar melhor as versões, em linha com o que a empresa já faz nas famílias iPad e MacBook.
Com informações do Phone Arena