
Resumo
- iPhone Air tem chip A19 Pro com cinco núcleos de GPU, contra seis no iPhone 17 Pro.
- Diferença pode impactar em jogos e vídeos, mas pouco no uso cotidiano.
- Apple pode estar usando versão “binned” do chip, prática comum na indústria.
O iPhone Air usa um chip A19 Pro com um núcleo de GPU a menos que o componente empregado no iPhone 17 Pro: são cinco no modelo fininho contra seis no topo de linha. Ambos foram lançados no evento desta terça-feira (09/09).
Nas especificações listadas no site da Apple, essa é a única diferença. Ambos contam com CPU de seis núcleos, sendo quatro para eficiência energética e dois para alto desempenho. Já a Neural Engine, dedicada a tarefas de inteligência artificial, tem 16 núcleos nas duas versões.
Isso afeta o desempenho do iPhone Air?

Em tese, o núcleo a menos na GPU pode resultar em um desempenho inferior em tarefas gráficas, como vídeos e jogos. Isso pode aparecer, por exemplo, em testes de benchmarking, que colocam o aparelho à prova, chegando aos limites do hardware.
Na prática, a diferença deve ser pouco perceptível, principalmente em tarefas do dia a dia, como mensagens e redes sociais. Como o iPhone Air é voltado a quem procura um design diferente, é bem provável que esse público não sinta a queda no desempenho.
A19 Pro do iPhone Air pode ser “binned”
A Apple não deve confirmar oficialmente essa informação, mas é possível que o A19 Pro do iPhone Air seja um chip “binned”. Esse é um termo usado para descrever a separação de produtos que atenderam padrões de qualidade daqueles que não atingiram o resultado esperado.

No caso, pode ser que os chips A19 Pro que tenham seis núcleos funcionando perfeitamente sejam direcionados ao iPhone 17 Pro. Enquanto isso, se um núcleo der defeito, ele pode ser desativado, e a peça é reaproveitada no iPhone Air.
Sem a confirmação da Apple, a informação fica no terreno das especulações, mas a prática não é incomum na indústria. Além disso, não é a primeira vez que a própria marca da maçã adota chips com mesmo nome, mas pequenas diferenças entre produtos.
- O iPhone 16e usa um A18 com cinco núcleos de GPU, um a menos que o A18 do iPhone 16.
- O iPad Mini (2024) tem um chip A17 Pro com cinco núcleos de GPU, um a menos que o A17 Pro do iPhone 15 Pro.
- O iPhone 13 tinha um chip A15 Bionic com quatro núcleos de GPU, um a menos que o A15 Bionic do iPhone 13 Pro.
Com informações do Six Colors
iPhone Air e iPhone 17 Pro usam versões diferentes do chip A19 Pro