iPhone ajuda a salvar vida de adolescente após acidente de carro; saiba mais

Tecnologia

O iPhone foi capaz de ajudar a salvar uma vida nos Estados Unidos. O caso aconteceu com Lindsay Leskovac, de 16 anos, que adormeceu ao volante.

No acidente, o carro da adolescente colidiu contra postes e árvores. A batida fez com que ficasse inconsciente e presa dentro do veículo com ferimentos graves em ambas as pernas e em sua coluna cervical. 

Instantaneamente, o iPhone usou o recurso de Detecção de Colisão. A função avisa na tela que um acidente foi registrado, e pede uma resposta por parte de quem usa o smartphone. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Se esse sinal não for dado, o celular liga para serviços de emergência locais. Foi o que aconteceu nesse caso. 

Detecção de acidente iPhone
Detecção de acidente do iPhone ligou para os serviços de emergência (Imagem: Divulgação/Apple)

Segundo a mãe de Lindsay, o iPhone discou automaticamente para o 911, que enviou uma equipe de resgate. Ela revelou que não tinha ideia de que o celular de sua filha poderia fazer isso. 

Fontes de noticiários locais apontam que Lindsay ainda deve ter ouvido a voz da pessoa que a atendia chamando por ela. Por isso, ficou no telefone por 22 minutos.

A tecnologia ainda ajudou os trabalhadores a encontrá-la no local certo nos primeiros minutos, que são considerados os mais cruciais em uma situação como essa. 

Detecção de colisão funciona nos iPhones mais recentes

A Detecção de Colisão está disponível desde o iPhone 14, que é modelo de Lindsay, e em todos os modelos mais novos que ele. É necessário ter o iOS 16 ou versões posteriores.

O recurso também está disponível no Apple Watch Series 8, Apple Watch SE 2 e Apple Watch Ultra, com watchOS 9 ou atualização mais recente.

A função não é ativada automaticamente em todos os dispositivos, mas pode ser desabilitada de forma manual.

Leia mais no Canaltech:

Conheça o celular dobrável Galaxy Z Flip 7:

Leia a matéria no Canaltech.