iPhone dobrável não terá Face ID, diz analista; câmera sob a tela está garantida

Tecnologia

O primeiro iPhone dobrável da Apple pode ser lançado em 2026, e uma planilha de especificações publicada pela empresa de serviços financeiros Morgan Stanley sugeriu que o modelo não deverá incluir o FaceID. 

O conteúdo foi publicado pelo vazador Max Weinbach, que ressaltou a quantidade de informações potencialmente confiáveis vindas desse tipo de fonte. 

Um possível motivo para a ausência do Face ID seria a implementação de uma câmera frontal de 24 MP abaixo da tela. Embora aumente o aproveitamento do display, a tecnologia costuma forçar a adoção de componentes mais simples — portanto, menos confiáveis para o reconhecimento facial.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Também foi indicado que o aparelho terá uma configuração de câmera dupla na parte traseira, com principal e ultrawide de 48 MP. 

iPhone dobrável
iPhone dobrável pode ter tecnologia de câmera abaixo do display (Imagem: Reprodução/GSMarena)

No entanto, o conjunto de câmeras não deve ter abertura variável (como esperado para o iPhone 18 Pro), lente teleobjetiva ou sensor Time of Flight.

Para a linha Phone 20, de 2027, é esperada a chegada da tecnologia Lateral Overflow Integration Capacitor, ou LOFIC. Ela inclui um sensor CMOS mais eficiente, que pode expandir o alcance dinâmico de 13 para 20 “stops”, e portanto a câmera seria capaz de registrar uma faixa muito maior entre cenas mais claras e mais escuras.

iPhone Fold pode ter construção premium

Para além das câmeras, rumores anteriores mostraram que o iPhone dobrável pode ter espessura inferior a 10 mm quando fechado. Para efeito de comparação, o Galaxy Z Fold 7 tem 8,9 mm sob as mesmas condições.

O dispositivo ainda deve ter uma tela interna de 7,8 polegadas, e externa de 5,5 polegadas. Seu processador deve ser o Apple A20, e também é esperada a implementação do modem C2 desenvolvido pela própria empresa. 

Outras especificações listadas incluem 12 GB de RAM e armazenamento de até 1 TB, além da capacidade de bateria de até 5.500 mAh.

O preço de varejo sugerido para o iPhone Fold nos Estados Unidos deve ficar em cerca de US$ 2 mil, ou aproximadamente R$ 10.677 em conversão direta. No entanto, o valor pode variar dependendo da região de vendas. 

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.