
O Governo de São Paulo já encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) o Projeto de Lei que propõe a isenção total do IPVA para motocicletas de até 150 cilindradas a partir de 1º de janeiro de 2026. Se aprovada, a medida pode isentar uma série de motos — inclusive modelos como a Honda Biz e Honda Pop, que são algumas das “queridinhas” dos paulistas.
- Moto tem isenção de IPVA? Entenda as regras
- IPVA, emplacamento, CNH? O que muda para ciclomotores em 2026
A medida tramita em regime de urgência, e se for aprovada, vai beneficiar milhões de condutores no estado. O texto deve mudar a Lei nº 13.296/2008, que regula o IPVA no Estado, e vai ser exclusiva para pessoas físicas e veículos em situação regular de licenciamento e registro.
Curiosamente, a proposta vai criar um cenário inusitado. É que modelos populares como Honda Biz, Honda Pop, Yamaha Fazer 150 e Yamaha Crosser serão beneficiados pela nova regra; enquanto isso, a Honda CG 160 — que, aliás, é a mais vendida do país — vai ficar fora da lista. O motivo é seu motor de 160 cilindradas, que ultrapassa o limite técnico estabelecido pelo projeto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Motos isentas de IPVA
Além das líderes de mercado, marcas como Shineray, Dafra, Haojue e Mottu também possuem diversos modelos que se enquadram no regulamento — as Shineray XY 150, Shi 150, XY 125, XY 50 e outras vão ser beneficiadas, por exemplo. Também é o caso de modelos da Yamaha, como a YBR 150, a Fazer 150, a Crosser 150, entre outras.

O governador do estado declarou que o uso das motos vem crescendo nos munícipios paulistas, principalmente na capital. “Para muitas famílias, ela representa o meio de transporte principal e uma ferramenta essencial de geração de renda”, acrescentou.
Leia também:
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.

