Um estudo publicado pela Newzoo revela que a presença de jogos no Xbox Game Pass prejudica as vendas para o público. De acordo com os dados apresentados, os assinantes também não passam tantas horas quanto o esperado dentro do serviço da Microsoft.
- 12 melhores jogos do Xbox para jogar no PS5
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Essa pesquisa demonstra que os gamers basicamente testam diversos títulos e os abandonam seguidamente, o que reduz as vendas em potencial dessas experiências. Além disso, mesmo com um catálogo diverso, o tempo de jogo não aumentou de forma proporcional ao longo dos anos.
Para o Newzoo, jogos como Call of Duty: Black Ops 6 resumem bem essa tendência de vendas. No Xbox ele vendeu menos unidades do que os títulos anteriores da franquia. Em contrapartida, lançamentos “AA” e jogos independentes são menos impactados — já que muitos fãs sequer os conheceriam se ele não estivesse disponível dentro da biblioteca do serviço.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esta é uma “briga antiga” entre desenvolvedores e a Microsoft. O fundador da Arkane Studios, Raphael Colantonio, já afirmou no passado que os jogos “Day One” no Xbox Game Pass foram responsáveis por várias demissões nos últimos anos.

Para o executivo, sem um período de exclusividade para vendas antes da chegada ao serviço, o público não tem razões para comprar seus jogos — o que é um fato: se você assina o serviço e os games chegam de forma simultânea, o “caminho lógico” é testá-lo através do que já tem em mãos.
O mesmo já foi reclamado por diversos outros executivos. O polêmico criador da franquia Ori, Thomas Mahler, já entrou nessa briga ao revelar que o público “não apoia” os estúdios ao jogar seus títulos no Xbox Game Pass. Para Mahler, a única forma de apoiar é os comprando.
Controvérsia com o Xbox Game Pass
O estudo do Newzoo gera uma grande controvérsia ao que já foi divulgado pelo próprio chefe da Xbox, Phil Spencer. O executivo já declarou o contrário, mas os dados apresentados comprovam que o Game Pass está canibalizando a venda de jogos em certa proporção. Além disso, não está mantendo o público comprometido com a plataforma e seu ecossistema.
Outro aspecto que chama a atenção é que as vendas podem não estar indo bem nos consoles Xbox, mas seguem um caminho muito distinto no PS5. Os títulos da Microsoft no videogame da Sony estão seguindo de vento em popa, com a presença de 6 jogos entre os 10 mais vendidos nestas últimas semanas.
Leia também no Canaltech:
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
- Sony adota estratégia do Xbox e diz que PlayStation não é mais o foco
- Forza Motorsport e Horizon não serão impactados por demissões; garante Microsoft
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.