ISS in Real Time | Site reúne registros diários dos 25 anos da estação espacial

Tecnologia

A Estação Espacial Internacional (ISS) recebeu sua primeira tripulação na data de 2 de novembro do ano 2000. Em 2025, a ISS completa 25 anos de existência, e um novo projeto reuniu registros diários feitos pelos astronautas de todas as expedições realizadas nesse longo período.

Lançado em 27 de outubro, o ISS in Real Time (issinrealtime.org) foi desenvolvido por Ben Feist e David Charney, os dois funcionários da NASA usaram seu “tempo livre” e criaram o site de maneira independente simplesmente porque gostavam de “compartilhar coisas boas na internet”.

A plataforma impressiona pela quantidade de dados reunidos em um só lugar. O site contém informações de 9.064 dias da ISS — no total, são 9.130 dias desde o primeiro acoplamento tripulado na estação —, mais de 6,9 milhões de fotos tiradas diretamente do espaço e 930 vídeos gravados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Arquivos públicos e tempo de desenvolvimento

Feist e Charney afirmam que todos os dados presentes no site são materiais originais e públicos das missões, coletados de diversas fontes da internet.

“A obtenção e o processamento dos dados representaram um desafio. Encontramos informações em diversos locais e formatos, incluindo fontes públicas como nasa.gov, archive.org, YouTube e Flickr. A transcrição de comunicações e a classificação de imagens foram realizadas em larga escala utilizando processamento de IA”, explicam os profissionais da agência espacial norte-americana na plataforma.

Todo o projeto foi desenvolvido ao longo de 11 meses, apenas nas horas vagas — noites e fins de semana. E, de acordo com os criadores, trabalhar dentro da NASA não facilitou em nada a criação do ISS in Real Time.

“Se você está dentro da NASA e quer usar dados, precisa garantir que sejam públicos. E, como existe esse conceito de controle de exportação no governo, você nunca deve cometer o erro de publicar uma imagem ou qualquer outro material encontrado em outro lugar sem saber se já é público”, destacou Feist em entrevista ao site collectSPACE.

Os especialistas ressaltam que nem todos os dias contam com recursos de mídia. Alguns foram preenchidos apenas com artigos originais, já que não foi possível encontrar arquivos para incorporar ao site.

Criadores ISS in Real Time
Ben Feist e David Charney, criadores do ISS in Real Time (Reprodução/ISS in Real Time)

Site em comemoração às missões Apollo

Essa não é a primeira vez que os colegas da NASA criam um site juntos. Em 2019, eles também foram responsáveis pelo lançamento do Apollo in Real Time (apolloinrealtime.org), em celebração aos 50 anos do primeiro pouso de astronautas na Lua, ocorrido em 1969.

Na sequência, além de criar versões semelhantes em homenagem às missões Apollo 13 e Apollo 17, Feist e Charney também desenvolveram uma versão da ISS em tempo real para uso interno da NASA, chamada Coda, que vem sendo utilizada há quatro anos.

Com novas missões espaciais previstas para a ISS, a Lua e outros corpos celestes, mais dados devem ser disponibilizados, permitindo que os criadores continuem a desenvolver sites e ferramentas que aproximem o público das grandes conquistas da exploração espacial.

Leia mais: 

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Leia a matéria no Canaltech.