Itaú alerta: golpistas usaram número oficial para roubar dados de clientes

Tecnologia
Resumo
  • Itaú alertou que golpistas usaram os números (11) 3004-7717 e (11) 4004-4828 para aplicar golpes simulando centrais legítimas para roubar dados.
  • O golpe envolve chamadas falsas com tom alarmista, pressionando clientes a fornecer dados sensíveis ou realizar transferências.
  • O banco reforçou que nunca solicita senhas ou transferências por telefone e recomenda que clientes desliguem ligações suspeitas.

O Itaú começou a alertar os clientes, em 15/12, sobre o uso indevido de dois de seus números oficiais por golpistas. Através dos contatos (11) 3004-7717 e (11) 4004-4828, os criminosos realizaram chamadas falsas e capturaram senhas e dados sensíveis, induzindo as vítimas ao erro ao explorar a confiança nos canais de atendimento já conhecidos.

A ofensiva permite simular a origem das chamadas sem haver, necessariamente, uma invasão aos sistemas internos do banco ou vazamento de dados de correntistas. Segundo o UOL, não é um caso isolado e pode atingir clientes de qualquer instituição financeira.

Como funciona o golpe?

Diferente de ataques cibernéticos tradicionais, que buscam brechas em softwares ou servidores, o mecanismo utilizado nesta fraude é o spoofing. O termo, que vem do inglês “falsificar”, refere-se a uma técnica que permite alterar o identificador de chamadas da rede telefônica.

Na prática, quando o cliente recebe a ligação, o celular exibe o número oficial da central de relacionamento ou até mesmo o nome do gerente de contas, caso o contato esteja salvo na agenda.

A abordagem geralmente envolve um tom alarmista sobre supostas transações suspeitas ou compras de alto valor em sites de e-commerce. O objetivo é pressionar o usuário a agir rapidamente para “bloquear” a operação, fornecendo códigos de autenticação ou realizando transferências de emergência.

Para aumentar a credibilidade, as quadrilhas utilizam gravações que reproduzem com precisão a identidade sonora das instituições, incluindo menus de autoatendimento e músicas de espera idênticas às originais. “O objetivo é induzir o cliente a realizar transferências ou fornecer dados sensíveis”, informou o Itaú em comunicado oficial.

Medidas de proteção

Diante da sofisticação do golpe, o setor financeiro atua para reduzir os riscos. As ações envolvem a ampliação da comunicação preventiva e um trabalho junto às operadoras de telefonia para implementar protocolos que dificultem a alteração do ID de chamadas. A barreira mais eficaz, contudo, continua sendo a educação digital do cliente.

O Itaú reiterou que seus canais legítimos de atendimento possuem diretrizes rígidas de operação que nunca são rompidas. Em sua página de segurança, a instituição destaca alguns pontos fundamentais:

  • O banco nunca solicita senhas, códigos de iToken ou autorizações por telefone, ou videochamada;
  • Nenhuma instituição legítima solicita que o cliente realize uma transferência ou pagamento para “cancelar” ou “estornar” um valor supostamente roubado;
  • Se o banco identificar uma transação suspeita, ele pode ligar para confirmar, mas nunca solicitará dados sensíveis para resolver o problema.

Para evitar cair na armadilha, a orientação das autoridades é desligar imediatamente ao receber uma ligação suspeita — mesmo que o número no visor seja o do banco.

A recomendação é realizar uma nova ligação de volta para o número oficial, partindo de um aparelho diferente, se possível, ou utilizar o chat oficial no aplicativo bancário para confirmar qualquer irregularidade.

Itaú alerta: golpistas usaram número oficial para roubar dados de clientes