Depois dos estúdios de Hollywood, agora foi a vez do governo do Japão solicitar que a OpenAI pare de violar direitos autorais de personagens com as criações do Sora 2.
- Sucesso do Sora 2 é um problema: “estão gerando muito mais do que esperávamos”
- Agências de Hollywood classificam Sora 2 como “exploração” de artistas
Na sexta-feira (11), o ministro de Estado do Japão para estratégia de propriedade intelectual e inteligência artificial, Minoru Kiuchi, anunciou a solicitação em uma coletiva de imprensa, de acordo com a IGN.
Kiuchi classificou os personagens de mangá e anime japoneses como “tesouros insubstituíveis” que o país apresenta ao mundo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A solicitação para que a OpenAI pare de violar direitos autorais foi feita pelo Escritório de Estratégia de Propriedade Intelectual japonês.
O político Akihisa Shiozaki afirmou em sua conta oficial no X que “o Japão tem a responsabilidade de liderar a criação de regras (relacionadas à IA e violação de direitos autorais), precisamente porque somos um país que cativou o mundo com o poder criativo de anime, games e música”.
O ministro Masaaki Taira afirmou que espera que a OpenAI tome medidas voluntárias para cumprir a solicitação. Caso contrário, o país poderia invocar medidas da Lei de Promoção de IA, de acordo com a IGN.
Até o momento, não houve resposta formal da OpenAI sobre a solicitação mais recente do governo japonês.
O Sora 2
O pedido acontece em meio à polêmicas do Sora 2, novo modelo de inteligência artificial (IA) da OpenAI que tem a capacidade de gerar vídeos realistas de até 10 segundos com comandos simples.
Em duas semanas após seu lançamento, o aplicativo do Sora 2 se tornou o mais baixado na Apple Store dos Estados Unidos.
Em redes sociais como o TikTok já existem milhares de vídeos que utilizam personagens de animações japonesas, como o Pikachu, Goku e Luffy, em situações diversas. Desde coisas simples, como alguns Pikachu em uma cama elástica até vídeos do personagem em meio a uma guerra.
@whimsicallroarz Why this crossover kinda fire tho… #sora2 #soraai #anime #goku #pikachu ♬ original sound – whimsicallroarz
@goodvibraitions Wait until the end! Backyard security camera footage of Pikachu bouncing on a trampoline! #pokemon #pikachu #ai #sora2 ♬ original sound – Vibr-AI-tions
Pressão de Hollywood
Mesmo com poucas semanas de lançamento, o Sora 2 já foi amplamente criticado por estúdios de Hollywood.
A Motion Picture Association (MPA), que representa estúdios como Disney, Universal e Warner Bros., exigiu que a empresa tome “ação imediata e decisiva” para corrigir problemas de violação de direitos autorais no Sora 2.
Já a Creative Artists Agency (CAA), uma das maiores agências de talentos de Hollywood que representa estrelas como Scarlett Johansson e Tom Hanks, classificou o Sora 2 como um “risco significativo” para seus clientes e para propriedade intelectual em comunicado divulgado na quinta-feira (9).
A principal crítica ao Sora 2 é em relação ao sistema “opt-out”, em que as próprias detentoras dos conteúdos protegidos por direitos autorais têm que sinalizar que não querem que seus personagens sejam usados.
Ou seja, enquanto algum estúdio ou criador não coloca no sistema da OpenAI que não quer que seus personagens sejam utilizados, milhares de pessoas podem criar vídeos usando o modelo de IA com suas propriedades criativas.
Veja também:
- Hollywood pressiona OpenAI por infrações no Sora 2
- Violência, deepfake com celebridades mortas e stalker — o lado sombrio do Sora 2
- Pesquisadores questionam como aplicativo do Sora se encaixa na missão da OpenAI
VÍDEO: Samsung Galaxy S25 FE: é o S24 FE com um número diferente, mas isso não significa que ele seja ruim
Leia a matéria no Canaltech.