Jogador perde 15 anos de jogos do Xbox em ataque hacker na conta Microsoft

Tecnologia

Se você se sente antiquado por ter uma coleção de jogos físicos, talvez esteja evitando um problema maior: à medida que as bibliotecas digitais se popularizam, também aumentam os riscos. Um jogador de nick Squirrel Mort, que guardava jogos em sua conta Microsoft desde o Xbox 360, há quinze anos, perdeu milhares de dólares em games após uma invasão hacker e um suporte que não conseguiu ajudá-lo.

O usuário compartilhou seu relato nas redes sociais, onde outros jogadores comentaram perdas similares. Segundo o suporte da Microsoft, o hacker que invadiu a conta também mudou detalhes de segurança, mudando, por exemplo, o e-mail vinculado à conta. Com isso, Mort foi informado de que a única solução seria criar outra conta, perdendo, efetivamente, todos os seus jogos.

Perda de jogos digitais e mais

No caso de Squirrel Mort, para piorar a situação, o login da Microsoft também é ligado a outros serviços não relacionados a jogos. Todos os arquivos do OneDrive que ele houvesse guardado, por exemplo, também foram perdidos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo a empresa, o Acordo de Serviços com o qual o usuário concordou ao criar a conta possui protocolos de segurança restritos que impedem a modificação ou restauração das configurações do usuário após serem mudadas, mesmo que por um agente malicioso.

Além disso, por conta de encriptação e privacidade, os engenheiros da Microsoft também não têm como recuperar os arquivos perdidos do OneDrive. Segundo Jez Corden, funcionário do Windows Central, em resposta a Mort, “relatos como esse têm sido investigados por ele por quase um ano”, em busca de uma solução.

Até o momento, no entanto, o jogador simplesmente perdeu tudo que acumulou ao longo de mais de uma década, assim como outros azarados. Alguns usuários relatam terem tido mais sorte com recuperação de contas na Microsoft, o que pode ser uma luz no fim do túnel para Mort.

Na Sony, alguns jogadores também sofrem com incidentes parecidos: caçadores de troféus são alvos especialmente visados por hackers, que vendem as contas nos mercados cinza da internet. Atendentes de suporte ao consumidor da PlayStation, no entanto, já foram acusados de colaborar com atores maliciosos.

Para evitar destino semelhantes, vale sempre deixar a autenticação por dois ou mais fatores ligada, além de revisar as configurações de segurança da sua conta regularmente, evitando, por exemplo, usar a mesma senha para diversos serviços. Muitos consumidores não se dão conta de quantos jogos estão em risco antes que seja tarde demais.

Veja mais no Canaltech:

VÍDEO | Por que o Xbox Series X não faz mais sentido no Brasil

Leia a matéria no Canaltech.