
A desenvolvedora brasileira Mother Gaia Studio confirmou nesta terça-feira (3) a data de lançamento de A Investigação Póstuma para o dia 31 de março deste ano no Steam. O título é baseado na obra de Machado de Assis e será ambientado em um Rio de Janeiro noir de 1937.
O cenário de desenvolvimento de jogos brasileiros vem crescendo ano após ano, com novos incentivos fiscais para o setor por meio do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, sancionado em 2024. Além disso, desenvolvedoras vêm trazendo grandes jogos, como Pipistrello and the Cursed Yoyo, metroidvania indicado a indie do ano pelo Indie Game Awards 2025, e o survival horror da Pulsatrix, A.I.L.A.
Voltando para A Investigação Póstuma somos contratados para investigar a morte do magnata da elite carioca no século XX, Brás Cubas, para resolver o mistério do seu assassinato. O game também envolverá loop temporal, no qual os jogadores precisam explorar e falar com vários personagens para desvendar o mistério.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O título estava previsto originalmente para chegar em fevereiro deste ano, mas acabou sendo adiado para este mês. O adiamento ocorreu por conta da boa recepção do jogo em países como Japão e China, o que gerou a necessidade de trabalhar mais tempo no game e adicionar os idiomas japonês e chinês.
Vale notar que já é possível testar A Investigação Póstuma no Steam. O título conta com uma demonstração gratuita do que está por vir em 31 de março. Os requisitos do PC não devem ser um problema nem para quem vai testar a demo, nem para a versão final no lançamento. O jogo exige pouco hardware, o que é uma excelente notícia para quem tem PCs mais modestos.
O Canaltech testou o jogo brasileiro de terror A.I.L.A
O ano de 2025 foi bem movimentado para quem curte jogos de terror. Tivemos o primeiro grande título de Silent Hill original em anos, além de surpresas como Cronos: The New Dawn e Routine. Para o Canaltech, a maior surpresa do gênero veio diretamente do Brasil: A.I.L.A, da Pulsatrix Studios.
O título se destacou por trazer elementos clássicos do gênero survival horror em um jogo moderno e com uma trama envolvente. Apesar de ser um horror ‘raiz’, A.I.L.A pode pecar em seu ritmo prolongado.
Leia também no Canaltech:
- Criador de Stardew Valley mostra que Haunted Chocolatier ainda está vivo
- Após sucesso de PEAK, criador alerta: “oportunidades estão desaparecendo”
- Gosta de consertar eletrônicos? Este jogo é perfeito para você
Vídeo: Valve apresenta o novo Steam Machine: especificações e posicionamento de mercado
Leia a matéria no Canaltech.

