10 jogos de celular para jogar a caminho do trabalho

Tecnologia

Está cada vez mais difícil conseguir tempo para sentar no sofá e jogar videogame no console. Por esse motivo, muitas pessoas optam por jogar títulos no celular, seja no caminho do trabalho ou da faculdade, por exemplo.

De fato, há vários jogos de celular com uma pegada mais arcade que permitem jogatinas até em ambientes mais complicados, como ônibus, metrô e trens movimentados. A prioridade são títulos que não exigem tanta atenção assim e que podem ser jogados na vertical (é difícil não usar as mãos para segurar num balaústre, por exemplo).

Na verdade, o smartphone segue como a plataforma mais jogada do Brasil, sendo preferência de 40,8% dos jogadores brasileiros, segundo a Pesquisa Games Brasil 2025.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pensando em tudo isso, o Canaltech reuniu 10 ótimos jogos de celular para jogar a caminho do trabalho. No ônibus, metrô ou carro, saiba que é possível se divertir mesmo sem um Nintendo Switch ou outro videogame portátil caro.

10. Cut the Rope

Apesar dos 15 anos desde o seu lançamento inicial para celulares, Cut the Rope segue sendo divertido mesmo nos dias de hoje. O título consiste em uma série de puzzles onde precisamos levar o doce até o pequeno monstrinho Om Nom, cortando cordas e coletando estrelas no processo.

Cut the Rope foi lançado primeiro no iOS em 2010 (Divulgação/ZeptoLab)

O jogo não exige conexão com internet, mas saiba que, ao jogar Cut the Rope com Wi-Fi ou dados móveis ligados, você será bombardeado com anúncios, como ocorre com muitos jogos gratuitos de celular. Cut the Rope está disponível tanto no Android quanto no iOS.

9. QS Monkey Land

O Suika Game se tornou um dos jogos mais populares do Nintendo Switch no Japão em 2023, graças a streamers e VTubers. O título ficou conhecido por seu preço baixo e acessibilidade, além de jogabilidade bem básica e acessível. Com essas características, não demorou muito para que clones surgissem logo em seguida.

QS Monkey Land é um clone do Suika Game (Divulgação/QKINGGAMES)

Esse é o caso do QS Monkey Land. Assim como no Suika Game, o jogo consiste em fundir frutas com ajuda da física e chegar à tão aguardada melancia. O problema é que as frutas não podem sair do limite, exigindo certa estratégia para combinar as frutas na sequência correta. QS Monkey Land está disponível apenas no Android.

8. Pokémon Shuffle

Apesar de ser um dos jogos de Pokémon mais esquecidos, Pokémon Shuffle é um jogo viciante que combina o melhor de Candy Crush com a estratégia que vemos no RPG de captura de monstrinhos.

Pokémon Shuffle une jogabilidade de Candy Crush com estratégia de Pokémon (Divulgação/The Pokémon Company)

O objetivo aqui é formar fileiras com três ou mais do mesmo Pokémon e derrotar os adversários, combinando monstrinhos com tipo efetivo e, no fim das rodadas, tentar capturar o adversário. Apesar da premissa um tanto simples, Pokémon Shuffle faz um excelente trabalho ao agregar a jogabilidade viciante de Candy Crush. Infelizmente, o título funciona apenas com internet e pode ser baixado na Google Play Store.

7. Pac-Man 256

Desenvolvido pela Hipster Whale, mesma produtora de Crossy Road, Pac-Man 256 expande o que vimos nos clássicos do arcade com um labirinto infinito, dezenas de fantasmas e novas mecânicas que dão poderes ao Pac-Man.

Pac-Man 256 expande jogabilidade dos arcades ao incluir power-ups (Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man 256 foi publicado pela Bandai Namco Europe e é perfeito para quem quer diversão rápida. Ele ainda inclui suporte a controles e ao dispositivo Nvidia Shield, para dar continuidade à jogatina em casa.

6. Starlit Adventures

Starlit Adventures é um jogo brasileiro de plataforma 2.5D da Rockhead Studios, no qual o objetivo é passar por diversos níveis coletando joias e estrelas enquanto controla diferentes tipos de toupeiras. O jogo permite cavar buracos, encontrar segredos escondidos e derrotar inimigos ao longo dos percursos.

Starlit Adventures é um jogo brasileiro que deu origem a uma franquia (Divulgação/Rockhead Studios)

Apesar de simples no início, o jogo vai exigir um pouco de estratégia, sendo necessário pensar e cavar na ordem certa para conseguir os coletáveis. Starlit acabou se tornando uma franquia, com jogos de corrida e até puzzles.

5. Flat Pack

Para quem gosta de jogos que oferecem experiências diferenciadas, Flat Pack pode ser uma excelente opção. No jogo desenvolvido pela Nitrome, controlamos um pequeno personagem que explora mundos 3D em 2D.

Flat Packé um dos melhores jogos de plataforma no celular (Divulgação/Nitrome)

A ideia parece confusa, mas basta lembrar do que vimos em The Plucky Squire. Flat Pack oferece um excelente e desafiador título de plataforma, mesclando o 3D com excelência. Mais para o fim, o jogo pode ficar um pouco mais complicado, sendo um prato cheio para quem gosta de desafios. Outro fator positivo é que Flat Pack não exige conexão com a internet.

4. 2048

Para quem prefere jogos mais simples, 2048 é um jogo de lógica e raciocínio no qual os jogadores precisam somar números iguais até atingir 2048. Para quem quer atingir pontuações ainda mais altas, basta seguir a jogatina mesmo depois de chegar ao objetivo.

2048 está disponível no Android, iOS, AppleTV, Web e Nintendo 3DS (Divulgação/Solebon LLC)

Além de ser muito satisfatório, 2048 é acompanhado de uma trilha sonora relaxante. O jogo é offline e oferece alguns modos em que o tabuleiro é maior, permitindo ainda mais possibilidades.

3. Tomb of the Mask

Tomb of the Mask é um jogo de arcade rápido inspirado no estilo retrô, com uma belíssima pixel art. O objetivo aqui é passar por labirintos cheios de armadilhas com ajuda de power-ups.

Tomb of the Mask é um jogo rápido disponível no Android, iOS e Nintendo Switch (Divulgação/Playgendary)

De certa forma, Tomb of the Mask é bem parecido com Pac-Man, já que o jogador ganha pontos conforme coleta moedas e só pode se movimentar em quatro direções.

2. Microtrip

Microtrip é um daqueles clássicos jogos de corrida infinita no qual os jogadores controlam uma célula que precisa se espremer por estruturas, coletando pontos e evitando células malignas. O jogo tem uma forte ênfase em física, com o personagem se espremendo por pequenas frestas para continuar sua jornada.

Microtrip não está mais disponível oficialmente para Android (Divulgação/Triple Trip Studio)

Microtrip está disponível oficialmente apenas no iOS, pela App Store. O jogo chegou a ser disponibilizado na Google Play Store, mas acabou sendo retirado da loja por algum motivo.

1. Timberman

Um dos jogos mais antigos para celular, Timberman é um game sobre cortar árvores em alta velocidade, evitando os galhos e chegando o mais longe possível. O jogo lembra bastante Flappy Bird, desde seu estilo de arte em pixel art até a jogabilidade simples.

Além dos celulares, Timberman está disponível no PC e alguns consoles (Divulgação/Digital Melody)

É perfeito para quem gosta de jogos no estilo ‘clicker’, apesar da premissa diferente. Timberman conta com diversos cenários e skins que reforçam a rejogabilidade e incentivam o jogador a cortar mais madeira.

10 jogos de celular para jogar a caminho do trabalho

Há dezenas de outros jogos perfeitos para jogar no caminho para casa ou para o trabalho, desde quebra-cabeças até mesmo RPGs mais simples que não exigem muito.

Lembrando que todos os jogos listados são gratuitos e podem ser jogados na vertical, facilitando ainda mais a gameplay em transportes públicos, onde muitas vezes podemos usar apenas uma mão para mexer no celular.

Esses são os 10 jogos de celular para jogar a caminho do trabalho:

  1. Timberman;
  2. Microtrip;
  3. Tomb of the Mask;
  4. 2048;
  5. Flat Pack;
  6. Starlit Adventure;
  7. Pac-Man 256;
  8. Pokémon Shuffle;
  9. QS Monkey Land;
  10. Cut the Rope.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Celular Gamer faz sentido ou não?

Leia a matéria no Canaltech.