10 jogos que definiram o Nintendo 3DS

Tecnologia

Após o estrondoso sucesso do Nintendo DS, estava na hora da Big N tirar do chapéu uma ideia antiga e que a empresa já vinha testando há um tempo: o 3D. A nova tecnologia, que estava em alta nos anos 2010, seja no cinema ou em TVs, já fez parte dos planos da Nintendo em algumas ocasiões desde o seu primeiro console de mesa popular, o Famicom.

Foi em 2011 que a Big N finalmente conseguiu tirar essa ideia do papel com o Nintendo 3DS, o quinto portátil da empresa e sucessor do Nintendo DS. O aparelho possuía duas telas: a superior, que podia exibir jogos em 3D sem a necessidade de óculos, e a inferior, que não contava com a tecnologia, mas era sensível ao toque.

Apesar de ter vendido menos que seu antecessor e ter carregado o fracasso do Wii U nas costas por um bom tempo, o Nintendo 3DS recebeu jogos incríveis e que são lembrados até hoje. Pensando nesses games, o Canaltech fez esta lista de 10 jogos que definiram o Nintendo 3DS e foram responsáveis por marcar o portátil na história dos games.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Kirby: Planet Robobot

O Nintendo 3DS teve um ciclo de vida um tanto quanto estranho, muito pelo momento em que foi lançado e por decisões inusitadas da Nintendo na época. Apesar disso, o portátil recebeu bons jogos, incluindo Kirby: Planet Robobot, que chegou no fim da vida do 3DS e é considerado por muitos o melhor título da franquia.

O jogo inovou a série ao trazer a mecânica Robobot Armor, elevando sua fórmula já estabelecida. Kirby: Planet Robobot também fez um bom uso do recurso 3D do Nintendo 3DS, utilizando de forma criativa o plano de fundo e o primeiro plano.

Kirby: Planet Robobot inovou a franquia ao trazer a mecânica Robobot Armor (Divulgação/Nintendo)

Apesar de não ter sido um dos maiores sucessos comerciais ou de crítica no console, o jogo de 2016 ficou marcado por sua qualidade gráfica e de desempenho.

9. Kid Icarus: Uprising

Após mais de 20 anos na geladeira, Kid Icarus retornou dos mortos em grande estilo em Uprising, um shooter em terceira pessoa lançado em 2012 no Nintendo 3DS. O jogo foi praticamente um showcase da força bruta do console, com gráficos de cair o queixo e trilha sonora orquestrada.

Kid Icarus: Uprising foi dirigido por ninguém menos que Masahiro Sakurai, desenvolvedor lendário da Nintendo. Sakurai foi encarregado de criar um novo jogo para o 3DS logo depois de terminar seu trabalho em Super Smash Bros. para o Wii e até cogitou trabalhar com Star Fox antes de escolher Kid Icarus.

Kid Icarus: Unprising foi desenvolvido por Masahiro Sakurai (Divulgação/Nintendo)

O desenvolvedor foi motivado a trabalhar com a franquia por sua ausência no mercado de games e pela conexão que já tinha com o personagem por conta de Smash Bros. Embora os controles do jogo tenham dividido opiniões, Kid Icarus: Uprising é inegavelmente uma excelente prova de que o 3DS entregava gráficos fantásticos para um portátil.

8. Bravely Default

Em uma época em que o JRPG estava em declínio, Bravely Default foi importante para dar um novo ar ao gênero ao introduzir a mecânica Brave e Default. Além disso, o título manteve a jogabilidade clássica de batalhas por turnos e classes flexíveis conhecidas como ‘Jobs’.

Bravely Default não só fazia uso do recurso 3D da tela superior do Nintendo 3DS como também integrava a funcionalidade StreetPass. Essa função permitia a comunicação com consoles Nintendo 3DS próximos, o que rendia itens e equipamentos para reconstruir a vila de Norende.

Bravely Default foi um dos responsáveis por trazer um novo ar ao gênero JRPG (Divulgação/Nintendo)

O JRPG ajudou a reviver o amor pelo gênero, sendo aclamado pela crítica e pelos jogadores, além de ter vendido relativamente bem, com cerca de 1 milhão de cópias no 3DS. O sucesso foi tanto que Bravely Default acabou ganhando uma franquia, incluindo uma sequência direta e uma remasterização para o Nintendo Switch 2.

7. Monster Hunter 4 Ultimate

Se hoje Monster Hunter é uma das franquias mais populares do mundo, pode ter certeza de que Monster Hunter 4 Ultimate foi um dos grandes motivos para toda essa popularização. Isso porque o jogo recebeu uma atenção especial ao ser localizado para o resto do mundo e foi marcante para solidificar a série no Ocidente.

Monster Hunter 4 Ultimate se destacou pela sua localização para o Ocidente (Divulgação/Capcom)

Ele foi o único Monster Hunter totalmente exclusivo para o 3DS e fazia bom uso da tela de toque do portátil. Além disso, o jogo elevou a experiência da franquia em portáteis ao adicionar mais verticalidade a Monster Hunter 4 Ultimate e entregar belos gráficos, mesmo em um console de bolso.

6. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Apesar de não ter ficado entre os mais vendidos do Nintendo 3DS, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds marcou o portátil 3D da Big N como uma sequência indireta de The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado em 1992 para o Super Nintendo.

Seu principal chamariz são justamente suas mecânicas, incluindo o Wall Merging, que permite a Link se transformar em pintura e alternar entre os planos 2D e 3D. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds segue um caminho não linear, como vários outros jogos da série, e também traz o recurso de aluguel de itens, por meio do qual os jogadores podiam obter grande parte dos equipamentos do jogo se tivessem Rupees o suficiente.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds foi um dos melhores jogos do Nintendo 3DS (Divulgação/Nintendo)

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds foi lançado em 2013 e vendeu cerca de 4,20 milhões de unidades, quase dois milhões a menos do que The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D.

5. Fire Emblem: Awakening

Assim como Monster Hunter 4 Ultimate, Fire Emblem: Awakening foi outro caso que furou a bolha e se tornou popular no Ocidente. Lançado em 2012, o jogo marcou o primeiro passo da franquia no 3DS e se provou um sucesso, sendo o Fire Emblem mais vendido até aquele momento.

Muitos podem não saber, mas Fire Emblem: Awakening estava sendo planejado como o último jogo da franquia, o que não aconteceu devido ao seu sucesso com 2,37 milhões de unidades vendidas, destacando-se principalmente fora do Japão.

Fire Emblem: Awakening seria o último jogo da franquia se não fosse seu sucesso comercial (Diulgação/Nintendo)

Outros jogos da série de RPG lançados depois de Awakening também registraram excelentes vendas, como é o caso de Fire Emblem: Three Houses, que somou mais de 4 milhões de cópias comercializadas.

4. Animal Crossing: New Leaf

Apesar da franquia ter explodido em vendas no Nintendo Switch, Animal Crossing: New Leaf casou perfeitamente com a portabilidade do 3DS e a funcionalidade do StreetPass, além de ter ocupado o posto de mais vendido da série por muitos anos.

Animal Crossing: New Leaf contava com recurso de StreetPass do Nintendo 3DS (Divulgação/Nintendo)

Animal Crossing: New Leaf foi uma virada de chave na série, com os jogadores assumindo o papel de novo prefeito de uma pequena vila. O jogo de simulação social também trouxe elementos de construção de cidades e integrava muito bem as interações online.

3. Pokémon X e Y

O 3DS também recebeu o primeiro jogo de Pokémon totalmente em 3D com as versões X e Y, que fizeram um sucesso estrondoso. O título apresentava aos jogadores a região de Kalos, inspirada na França, a marcante mecânica de Megaevolução e trouxe uma infinidade de novidades graças à mudança de perspectiva.

Não estamos falando de um jogo comum, mas sim de um ‘system seller’ (título tão atrativo que vende consoles por si só, como Mario Kart 8 Deluxe no Switch). A realidade é que todas as versões de Pokémon no Nintendo 3DS foram um sucesso, principalmente os remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire, além dos jogos Sun e Moon.

Pokémon X e Y foram system sellers do Nintendo 3DS (Divulgação/Nintendo)

Todos eles ficaram no top 5 dos mais vendidos do portátil, com Pokémon X e Y sendo o carro-chefe da franquia na plataforma, com 16,73 milhões de unidades comercializadas.

2. Mario Kart 7

Falando em sucesso massivo, Mario Kart se tornou uma das principais franquias da Big N, apesar de ser uma série spin-off dos títulos do Mario em 3D. Mario Kart ocupa o pódio dos jogos mais vendidos de consoles da Nintendo desde sua estreia no SNES e promete se manter assim.

No 3DS, Mario Kart 7 ficou em primeiro lugar entre os mais vendidos do sistema, com quase 19 milhões de cópias comercializadas. O jogo se destacou por introduzir a transformação dos karts durante as corridas em trechos aéreos e aquáticos, além de inaugurar itens como a Flor de Fogo, a Super Folha e o Lucky 7.

Mario Kart 7 foi o jogo mais vendido do Nintendo 3DS (Divulgação/Nintendo)

Mario Kart 7 também ousava ao utilizar o giroscópio do Nintendo 3DS como volante e ao integrar os recursos StreetPass e SpotPass.

1. Super Mario 3D Land

É impossível negar que Super Mario 3D Land definiu o Nintendo 3DS. O jogo não apenas salvou o portátil de uma queda vertiginosa de vendas e da escassez de títulos, como também foi o primeiro grande lançamento first-party da plataforma, desconsiderando os remakes. 

Super Mario 3D Land usava 100% dos novos recursos do Nintendo 3DS e um excelente exemplo é o 3D sem óculos. Até o lançamento do jogo do bigodudo em novembro de 2011, nenhum jogo tinha feito jus ao novo recurso, era praticamente uma gimmick desnecessária que não agregava muito ao gameplay.

Super Mario 3D Land é o jogo que mais define o que era o Nintendo 3DS (Divulgação/Nintendo)

Apesar de o jogo ter sido projetado para funcionar mesmo sem o 3D, esse recurso era essencial porque facilitava a percepção de profundidade das plataformas, auxiliando nos saltos. Super Mario 3D Land também fazia uso do giroscópio, do StreetPass e do SpotPass, tornando-se a experiência perfeita para experimentar tudo que o 3DS oferecia.

Jogos marcantes do 3DS

O Nintendo 3DS chegou em uma época um tanto curiosa para a Big N. A companhia tinha acabado de lançar seus consoles de maior sucesso, tanto no mercado doméstico (Wii) quanto no de portáteis (Nintendo DS). Apesar de ter se tornado essencial para manter a empresa de pé durante o fracasso colossal do Wii U, o 3DS foi envolto em polêmicas.

Uma delas foi referente ao seu preço de lançamento de US$ 250, considerado caro para a época. O valor, inclusive, foi revisado e reduzido poucos meses depois, um movimento atípico para a Nintendo. Como forma de retratação, os jogadores que adquiriram o console no lançamento por um preço mais alto tiveram acesso a jogos clássicos gratuitamente.

Nintendo 3DS vendeu mais de 75 milhões de unidades e foi a casa de muitos jogos de peso (Divulgação/Nintendo)

Outro tropeço do Nintendo 3DS foi sua linha de jogos de lançamento, considerada fraca por muitos por não contar com títulos first-party relevantes e se apoiar em novas versões de jogos antigos. Esses fatores, somados ao preço, fizeram com que o portátil tivesse um início de vendas abaixo das expectativas da companhia.

No fim das contas, em setembro de 2020 o portátil da Big N foi descontinuado, com nove anos de mercado e mais de 75 milhões de unidades vendidas. Apesar de problemas, o Nintendo 3DS foi a casa de muitos jogos excelentes, incluindo alguns que marcaram o console:

  1. Super Mario 3D Land
  2. Mario Kart 7
  3. Pokémon X & Y
  4. Animal Crossing: New Leaf
  5. Fire Emblem Awakening
  6. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
  7. Monster Hunter 4 Ultimate
  8. Bravely Default
  9. Kid Icarus: Uprising
  10. Kirby: Planet Robobot

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? uma visão sobre os portáteis

Leia a matéria no Canaltech.