10 jogos que definiram o Nintendo Wii

Tecnologia

O Nintendo Wii foi um dos maiores sucessos da Big N e inaugurou uma nova era na indústria gaming: a de jogos que usavam o controle por movimento para executar ações. Isso foi uma verdadeira febre nos anos 2000 e criou uma tendência que durou muitos anos.

Ainda que visto como um console que atendia ao público casual, o Wii trouxe diversas experiências marcantes e entreteu toda uma geração. Vale notar que seu legado dura até os dias atuais, já que os Joy-Con são herdeiros diretos das ideias apresentadas naquela época. 

E claro, mesmo que inovador, o Nintendo Wii não seria nada sem a presença de grandes jogos. Nós do Canaltech apresentamos 10 títulos que definiram a plataforma e elevaram ainda mais as formas de se divertir.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Xenoblade Chronicles

Um dos maiores JRPGs já produzidos, Xenoblade Chronicles apresentou tudo o que os fãs não esperavam ver na plataforma: uma história imersiva, um mundo aberto colossal e gráficos que encantavam no Nintendo Wii.

Ele não apenas mudou a percepção do público, que julgava o console “para crianças”, como também foi responsável pela “Operation Rainfall” — uma movimentação dos fãs para forçar a Nintendo a produzir uma localização do game para o inglês. 

Imagem de Xenoblade Chronicles
O Nintendo Wii foi responsável por um dos maiores JRPGs da atualidade (Imagem: Divulgação/Nintendo)

9. Mario Kart Wii

Se Mario Kart DS foi o primeiro a contar com multiplayer online, Mario Kart Wii impulsionou isso para outro patamar. Nos consoles de mesa as disputas se tornaram maiores, o que criou um grande cenário competitivo dentro de um jogo da Nintendo.

O game também foi responsável por ampliar a produção de acessórios na plataforma. Na caixa dele vinha um volante em que podia encaixar seu Wii Remote, algo que virou ideia para diversos outros fabricantes produzirem modelos de diversos formatos: escudo, espada, vara de pescar e outros.

Imagem de Mario Kart Wii
Em Mario Kart Wii, virar o controle nas curvas era obrigatório (Imagem: Divulgação/Nintendo)

8. Sonic and the Black Knight

Nem tudo era felicidade no Nintendo Wii, com alguns jogos que apareceram apenas para desapontar o público. Imagina ver o anúncio da SEGA sobre um game do Sonic que usaria controles por movimento? Uma pena que Sonic and the Black Knight não entregou o que prometeu e virou piada.

O ouriço azul, conhecido por sua alta velocidade, era obrigado a parar toda vez para bater nos inimigos com sua espada — o que quebrava totalmente o ritmo da aventura. A imprecisão com os movimentos do Wii Remote também decepcionou e deixou a experiência frustrante.

Imagem de Sonic and the Black Knight
Quem disse que não existe jogo ruim do Sonic? (Imagem: Divulgação/SEGA)

7. Wii Fit

Um caso de “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”, a Nintendo decidiu que videogames poderiam ser usados para tratar da saúde e criou Wii Fit. O primeiro de uma série de jogos criados para ajudar pessoas a se exercitarem e fazerem atividades físicas, ele criou um conceito que encantou muitos.

A sua proposta não agia apenas para evitar o sedentarismo, como também funciona como uma ferramenta importante em algumas clínicas de fisioterapia mundo afora — com o uso de acessórios como o Wii Balance Board e outros para ajudar pacientes. Curioso, não é?

Imagem de Wii Fit
Fazer exercícios nos games se tornou questão de saúde (Imagem: Divulgação/Nintendo)

6. Just Dance 3

Foi nesta época de controles por movimento que Just Dance e seus similares apareceram, mas nenhum bateu o sucesso que Just Dance 3 fez. A presença da versão para Nintendo Wii era fortíssima em diversos eventos e festas, o que tornou a franquia muito popular e mantém ela firme até os dias atuais. 

Ele não representou apenas um dos 10 jogos mais vendidos da plataforma, como também gerou uma série de cópias depois disso: como Dance Central, Michael Jackson Experience e outras que também eram vistas aos montes.

Imagem de Just Dance 3
A dança virou uma grande tendência que fez a festa de muitos (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

5. No More Heroes

Assim como Xenoblade Chronicles, No More Heroes apareceu para mostrar que era possível ter jogos adultos e com temáticas mais sérias no Nintendo Wii. Porém, neste caso, as coisas saíram um pouco do controle pelo envolvimento do polêmico Suda51 na sua produção.

O hack ‘n slash não trazia apenas sangue demais, violência demais e piadas sujas demais, como também obrigava os jogadores a recarregarem a arma ao realizar movimentos nada inocentes com o Wii Remote. Quem disse que a Big N só faz jogo para criança, não é mesmo?

Imagem de No More Heroes
Em No More Heroes, jogos adultos também tiveram lugar (Imagem: Divulgação/Grasshopper Manufacturing)

4. Epic Mickey

Mesmo que as vendas não tenham sido notáveis, Epic Mickey representou uma nova era entre os jogos da Disney. Com uma trama sólida e o gameplay que te obrigava a usar o controle por movimento como um pincel, a aventura chamou bastante a atenção pela sua seriedade e o carisma habitual do rato.

A precisão do Wii Remote, somada com o ato de recolorir o universo Disney, foi emblemático e trouxe uma das maiores experiências de Warren Spector — designer que também criou System Shock e Deus EX (sem contar sua longa participação na franquia de jogos Ultima). 

Imagem de Epic Mickey
O uso do controle de movimento como pincel foi genial em Epic Mickey (Imagem: Divulgação/Disney)

3. The Legend of Zelda: Skyward Sword

No Nintendo Wii, a Big N decidiu trazer respostas aos fãs e apresentou a primeira história da franquia que encantou o mundo. Em The Legend of Zelda: Skyward Sword, o público conhecia os primeiros Link, Zelda e Ganondorf — assim como descobriram como o ciclo de confrontos começou.

Ele inovou por trazer o Wii Remote Plus, um acessório que replicava com uma precisão ainda maior os movimentos de suas mãos. Deste modo, os jogadores executavam os movimentos do herói com maestria enquanto descobrem os mistérios que cercam a sua trama. 

Imagem de The Legend of Zelda
Em The Legend of Zelda: Skyward Sword, você conhece o primeiro Link (Imagem: Reprodução/Nintendo)

2. Super Mario Galaxy 2

Considerado por muitos o “jogo de plataforma definitivo”, Super Mario Galaxy 2 pegou todas as ideias apresentadas no primeiro jogo e expandiu de forma criativa. Além das mecânicas com gravidade, cada planeta visitado tinha a sua própria peculiaridade — o que expandia muito os puzzles e desafios.

A discussão sobe de patamar com a inclusão de Yoshi ao gameplay, o que cria diversas novas possibilidades aos jogadores. Mesmo que Super Mario Odyssey faça sucesso hoje em dia, este ainda é considerado um dos “melhores jogos de todos os tempos”.

Imagem de Super Mario Galaxy 2
Super Mario Galaxy 2 inovou os jogos de plataforma 3D de todas as formas (Imagem: Divulgação/Nintendo)

1. Wii Sports

Como aqui falamos verdades, lá vai uma: é impossível falar sobre jogos que definiram o Nintendo Wii sem mencionar Wii Sports. Este é um par inseparável, que constrói a forma como todos os jogadores se relacionam com os controles por movimento e se divertem em grupo nos anos 2000.

Com tênis, beisebol, boliche, boxe e golfe, não existia experiência nele sem diversão e risadas. Seu lançamento virou sinônimo para jogos casuais e estabeleceu um padrão elevado. Não à toa, estes títulos ganharam um grande espaço dentro da indústria gaming a partir dele. 

Imagem de Wii Sports
O Wii Sports marcou a história do Nintendo Wii em definitivo (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Sucessos do Nintendo Wii

Obviamente que diversos outros jogos fizeram parte da história do público ao lado do Nintendo Wii, como é o caso de Super Smash Bros. Brawl, Donkey Kong Country Returns, Metroid Prime 3: Corruption entre as experiências que se tornaram tão emblemáticas. 

Porém, entre os 10 que definiram em definitivo a plataforma, é imprescindível a presença de:

  1. Wii Sports
  2. Super Mario Galaxy 2
  3. The Legend of Zelda: Skyward Sword
  4. Epic Mickey
  5. No More Heroes
  6. Just Dance 3
  7. Wii Fit
  8. Sonic and the Black Knight
  9. Mario Kart Wii
  10. Xenoblade Chronicles

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.