Lançado em 1994, o PlayStation marcou não apenas toda uma geração, mas também deu início à maior plataforma da indústria gaming. Se o PS2 detém o recorde de console mais vendido de todos os tempos, é por causa do legado do seu antecessor e suas franquias.
- Quanto custaria um PlayStation 1 hoje, com a inflação?
- História de novela: PlayStation nasceu da traição da Nintendo à Sony
Com milhares de jogos e experiências marcantes, chega até a ser um crime estabelecer “apenas” 10 que definiram o console nos anos 1990. Porém, o Canaltech aceita qualquer desafio e hoje lista os jogos que inegavelmente fizeram parte da vida de todos que jogaram o PlayStation.
Seja por serem os favoritos de muitos, por trazer inovações ou representar um passo muito importante dentro do seu próprio gênero, confira abaixo os 10 jogos que definiram o PlayStation durante os anos 1990.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Tekken 3
O responsável por trazer aversões ao lutador Eddy Gordo, Tekken 3 foi o ápice dos jogos de luta 3D no PlayStation. E o que você não sabe é que ele era uma maravilha técnica já naquela época, afinale ele rodava a nada menos que 60 FPS no videogame,
Desta forma, os jogadores não viam apenas mais um jogo onde tinha de socar o outro adversário. Havia ali uma fluidez e dinâmica que ultrapassaram os padrões estabelecidos por franquias como Street Fighter e Mortal Kombat — o que elevou seu patamar ao lado destes colossos.

9. Crash Bandicoot 3: Warped
Todo videogame tinha o seu mascote e o PlayStation não seguiu um caminho diferente. Se víamos Mario na Nintendo e o Sonic na SEGA, a Sony e a Naughty Dog trouxeram ao público Crash Bandicoot 3: Warped como o jogo definitivo para um dos seus personagens mais carismáticos.
Com uma variedade de fases, mundos a se explorar, habilidades extras e muito carisma, o título encantou o público muito mais do que as aventuras anteriores (principalmente pelo estúdio abrir mão da dificuldade vista em seus antecessores) e se tornou icônico. Ele está nas mãos do Xbox e da Activision hoje em dia, mas é inegável o carinho que os fãs do PS1 têm até hoje.

8. Castlevania: Symphony of the Night
O ano era 1997 e o público acompanhava pela 1ª vez Alucard abrindo caminho no sombrio castelo para enfrentar seu próprio pai: Drácula. Castlevania: Symphony of the Night e o programador Koji Igarashi apresentaram ao público como os jogos metroidvania deviam se portar e estabeleceu todos os padrões que são repetidos até os dias atuais.
Na experiência, você tem um conjunto impressionante de ações. Armas diferentes funcionam de formas distintas, o protagonista se transforma em morcego, névoa, lobo e outros com um gameplay único para cada um e você tem toda a estrutura do castelo invertido, que permite explorar todo o mapa novamente, agora de cabeça para baixo e com novos desafios.

7. Gran Turismo
A Sony operou um verdadeiro milagre para dar vida a Gran Turismo no PlayStation. Antes dele, só víamos títulos de corrida arcade — vide Top Gear, Cruis’n World e outros que fizeram sucesso nos fliperamas e nos consoles 16-bit. Porém, aqui víamos um verdadeiro simulador de corrida.
Porém, foi uma verdadeira briga fazer isso. Primeiro eles tiveram de criar uma forma de armazenar todos os dados em um CD-ROM (eram mais de 140 veículos), assim como necessitou de um verdadeiro estudo físico para adaptar o motor, comportamento dos carros e os gráficos “realistas” (com um abuso do poder de processamento do PS1).

6. Tony Hawk’s Pro Skater
Jogos de esporte sempre fizeram sucesso, mas nenhum foi tão descolado e cheio de alma quanto Tony Hawk’s Pro Skater. Ele não era apenas uma experiência arcade de skate no PlayStation, mas uma verdadeira homenagem ao estilo de vida, cultura e aos atletas que faziam parte daquele mundo.
Ainda que não tenha apresentado “novidades” em termos técnicos, THPS integrou muito bem as suas mecânicas, as sinistras manobras e a trilha sonora para trazer algo que sequer passou perto de ser replicado. Anos depois. nem Skate 3 (uma das franquias mais famosas da EA) chegou perto de alcançar sua relevância e importância.

5. Ape Escape
Uma das grandes novidades que o PlayStation trouxe ao mercado foi o controle DualShock, mas por alguns anos nenhum estúdio conseguiu tirar seu potencial ao máximo. No entanto, isso não foi o caso de Ape Escape, que teve todo o seu desenvolvimento girando em torno das funções do periférico.
O título da Japan Studio permitia que os jogadores utilizassem o analógico esquerdo para mover o personagem, enquanto o direito controlava os itens que seu herói utilizava (rede de captura, estilingue e diversos outros) com um alcance de 360º. A partir dele, os desenvolvedores passaram a dar atenção para o DualShock e todos os seus recursos.

4. Metal Gear Solid
Muito antes de Death Stranding e da demo P.T., Hideo Kojima exercia a sua genialidade de diferentes formas. Porém, nenhuma delas se igualou ao seu trabalho em Metal Gear Solid, lançado no PlayStation em 1998. Este título foi o pioneiro de muitos modos, o que criou uma grande base de fãs ao redor do planeta.
Seja pelo uso do motor 3D em tempo real para a renderização de cenas (o que trazia cutscenes mais longas e complexas), interatividades únicas com o DualShock, uso diferenciado dos periféricos como o Memory Card (como na batalha contra o Psycho Mantis) e diversas outras que o público se surpreendeu no fim da década de 1990.

3. Resident Evil
Criado por Shinji Mikami, Resident Evil representou o pontapé inicial na febre que foi os jogos “survival horror” no PlayStation. Presos em uma mansão, os agentes da S.T.A.R.S. têm de encarar uma grande ameaça: um apocalipse zumbi que está prestes a acontecer em Raccoon City.
Com uma mistura de cenas gravadas dentro da própria narrativa do jogo, o título abriu portas para grandes sucessos como o 2º e 3º game — que furaram de vez a bolha e se tornaram mundialmente aclamados pelo público e por fãs do terror.

2. Tomb Raider
Na indústria gaming, sempre vimos jogos de aventura. Pitfall, Indiana Jones e vários outros heróis fizeram a alegria da molecada. Porém, nenhum sorriso era tão sincero e cheio de brilho quanto o de um garoto ao ver a exuberância e curvas de Lara Croft em Tomb Raider.
A heroína, munida de duas pistolas, não apenas cativou o público pela sua beleza (?), mas também por toda a ação que a experiência trazia. Ao lado dela, os jogadores visitam templos, veem resquícios de civilizações perdidas, enfrentam feras selvagens e têm em mãos uma verdadeira inovação dentro do gênero.

1. Final Fantasy VII
Falando de inovações, Final Fantasy VII não foi um dos maiores ícones dos JRPGs à toa. O primeiro projeto do gênero em 3D, depois do grande sucesso do seu antecessor, não gerou apenas um impacto para o PlayStation e na SquareSoft (hoje Square Enix), mas também em toda comunidade gamer.
A capa com Cloud na frente de um reator Mako que já mostram o tom da trama, a presença sufocante de Sephiroth, o grupo de heróis que tinha um carisma acima do nível e diversos outros fatores elevaram todos os padrões nos anos 1990. Além disso, ele foi um dos maiores carros-chefes do PS1, impulsionando as vendas do console como um dos seus grandes exclusivos e por marcar, em definitivo, o fim da parceria entre a SquareSoft e a Nintendo.

A geração PlayStation
Claro que todo mundo que teve um PlayStation conheceu ao menos uma destas franquias e jogos. Isso quando não teve em mãos outras pérolas como Digimon World, Vigilante 8, Twisted Metal, Grand Theft Auto, Syphon Filter, Monster Rancher (com a mecânica de trocar CDs para criar monstros), Spyro: Year of the Dragon e outros grandes sucessos que nasceram nesta era.
E entre todos, aqueles que definiram a experiência de jogar no PS1 foram:
- Final Fantasy VII
- Tomb Raider
- Resident Evil
- Metal Gear Solid
- Ape Escape
- Tony Hawk’s Pro Skater
- Gran Turismo
- Castlevania: Symphony of the Night
- Crash Bandicoot 3: Warped
- Tekken 3
Leia também no Canaltech:
- O que significa o f de Silent Hill f?
- 13 jogos icônicos lançados em 1995
- Exclusivo: Bob Burnquist revela segredos de Tony Hawk’s Pro Skater 3+4
Leia a matéria no Canaltech.