9 jogos que merecem remake

Tecnologia

Estamos vivendo uma verdadeira era de remakes nos games. Além de preservarem jogos clássicos, esses projetos também servem para modernizar títulos antigos e apresentá-los a um novo público.

Anualmente, vemos pelo menos um remake de peso chegando aos consoles atuais a cada semestre. Quer alguns exemplos? Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, Silent Hill 2, Resident Evil 4, Final Fantasy VII Remake… Enfim, poderíamos listar dezenas de jogos refeitos nos últimos tempos.

Embora remakes tenham virado moda, alguns jogos seguem esquecidos no limbo e mereciam um tratamento especial para as gerações atuais, seja por terem gráficos e jogabilidade datados, ou simplesmente para atender à nostalgia dos fãs.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pensando nesses games esquecidos, o Canaltech listou 9 jogos que merecem um remake para as plataformas atuais.

9. Resistance: Fall of Man

Apesar de não ser tão reconhecida por jogos de FPS, a Sony se aventurou no gênero com Resistance: Fall of Man, um exclusivo de PlayStation 3. O jogo de tiro em primeira pessoa e ficção científica se passa em uma linha do tempo alternativa na qual a Segunda Guerra Mundial foi substituída por uma invasão da raça alienígena conhecida como Quimera.

Resistance: Fall of Man foi um jogo exclusivo de PlayStation 3 (Divulgação/Sony)

Produzido pela Insomniac — um dos estúdios mais aclamados da Sony atualmente, por seus trabalhos em Ratchet & Clank: Rift Apart e Marvel‘s Spider-Man —, Resistance: Fall of Man se destacava pela variedade de armas, que mesclavam equipamentos dos anos 50 com tecnologia alienígena. Um remake do exclusivo de PS3 seria uma ótima oportunidade para a Sony voltar aos holofotes no gênero de FPS.

8. Prototype

Vindo da prateleira de esquecidos da Activision, Prototype é uma duologia que foi encerrada de forma brutal pela agora subsidiária da Microsoft. A desenvolvedora por trás do jogo de ação, Radical Entertainment, sofreu reduções expressivas em sua força de trabalho ao longo dos anos, até ser finalmente reestruturada como um estúdio de suporte. Uma das criações mais lembradas do estúdio foi Prototype, marcado pelo protagonista Alex Mercer, capaz de absorver biomassa e alterar partes do seu corpo.

Protype é uma das franquias mais esquecidas da Activision (Divulgação/Microsoft)

O jogo ganhou uma continuação, Prototype 2, que, apesar de ter sido o mais vendido em seu mês de lançamento, foi considerado um fracasso comercial pela Activision. A franquia nunca mais viu a luz do dia.

7. Infamous

Outro clássico da sétima geração, Infamous iniciou uma franquia em 2009 que deixou muitos órfãos. O jogo apresenta Cole MacGrath, um jovem que ganha superpoderes elétricos após se envolver em uma misteriosa explosão. Considerado um bio-terrorista pelos habitantes de Empire City, ele agora precisa usar suas novas habilidades para sobreviver e fugir das autoridades.

Último jogo de Infamous foi lançado em 2014 (Divulgação/Infamous)

Há mais de 10 anos a série não recebe um jogo novo, desde o spin-off Infamous: First Light, de 2014. Parte do sumiço pode ser atribuída à mudança de foco da Sucker Punch, desenvolvedora original que agora dedica sua atenção à série Ghost of Tsushima. Um remake seria extremamente bem-vindo, principalmente porque o primeiro jogo não envelheceu tão bem graficamente.

6. Black

Uma das melhores formas de testar o potencial do PlayStation 2 era jogando Black, o FPS da EA que marcou uma geração. O shooter é conhecido por seus feitos gráficos e alto grau de destrutibilidade: tudo no cenário explodia de forma impressionante para a época. A grande surpresa é que Black foi desenvolvido pela Criterion Games, estúdio famoso pelas franquias de corrida Burnout e Need for Speed, e que hoje colabora no desenvolvimento de Battlefield 6.

BLACK levava PlayStation 2 ao limite (Divulgação/Electronic Arts)

Uma proposta de sequência foi apresentada à Electronic Arts na geração seguinte, mas a empresa recusou a ideia. O criador do jogo, Stuart Black, reuniu-se com parte da equipe original e lançou um sucessor espiritual chamado Bodycount, que infelizmente não alcançou o mesmo sucesso.

5. Dino Crisis

Dino Crisis é uma das séries mais queridas e esquecidas da Capcom, com seu retorno sendo um pedido constante dos fãs ao lado de Mega Man X. Apesar de dois primeiros jogos aclamados, Dino Crisis 3 (2003) foi o responsável por “enterrar” a franquia, resultado de péssimas escolhas de design e de sua exclusividade no Xbox original

Franquia Dino Crisis foi arquivada após fracasso do terceiro jogo (Divulgação/Capcom)

O lançamento foi conturbado, com graves problemas de jogabilidade, câmera e design de inimigos. O título teve uma recepção mista da crítica e um desempenho comercial muito fraco — rumores indicam que vendeu apenas cerca de 500 mil unidades. Provavelmente não veremos um novo jogo da franquia tão cedo, embora a Capcom realize pesquisas frequentes com jogadores que incluem a IP.

4. Resident Evil

O remake de Resident Evil 2 inaugurou uma nova era para a Capcom, trazendo seus clássicos do survival horror para plataformas atuais com uma jogabilidade refinada: adeus à câmera fixa, à movimentação “tanque” e à sensação de claustrofobia constante.

Resident EVil já ganhou um belíssimo remake em 2002, mas mantee a câmera ‘tanque’ (Divulgação/Capcom)

Essa fórmula de reformulação se encaixaria perfeitamente no primeiro Resident Evil. O título original até ganhou um excelente remake em 2002 — que, por sinal, envelheceu muito bem —, mas ele manteve a jogabilidade “tanque” que hoje afasta muitos jogadores. Reimaginar as origens da franquia com a nova perspectiva seria um deleite para os fãs.

3. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Muito se discute sobre um possível remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, e a questão sempre recai no mesmo dilema de Chrono Trigger: será que é realmente necessário? De fato, a jornada de Link no Nintendo 64 envelheceu muito bem e segue como uma aventura indispensável.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos (Divulgação/Nintendo)

Alguns argumentam que o jogo original tem seu charme e que um remake poderia mais estragar do que ajudar. O que não se pode negar, no entanto, é que uma versão atualizada de Ocarina of Time faria um sucesso estrondoso, além de preservar ainda mais este clássico.

2. GTA San Andreas

Embora seja conhecida por ditar padrões na indústria e levar os videogames ao limite, a Rockstar cometeu um grande tropeço com GTA: The Trilogy – The Definitive Edition, que trazia remasterizações de GTA III, Vice City e San Andreas. Além da qualidade muito questionável da coletânea, a produtora ainda precificou a trilogia no valor de um lançamento, irritando os fãs.

GTA: San Andreas foi o jogo mais vendido do PlayStation 2 (Divulgação/Take-Two)

O que muitos jogadores realmente queriam era um remake completo de GTA: San Andreas, o jogo mais vendido do PlayStation 2 e aclamado até hoje como um dos melhores da série. Fãs até tentaram recriar o jogo por conta própria, mas foram repetidamente barrados pela Rockstar.

1. Red Dead Redemption

Embora rumores apareçam constantemente, um remake de Red Dead Redemption é um dos pedidos mais fervorosos dos fãs, principalmente após o sucesso de sua sequência, lançada em 2018.

Red Dead Redemption foi lançado há 15 anos (Divulgação/Take-Two)

O primeiro Red Dead Redemption chegou ao mercado há quase 15 anos e, apesar de ter recebido um port para plataformas atuais, uma versão totalmente refeita seria muito bem-vinda, especialmente se incorporasse os avanços técnicos e de jogabilidade de sua sequência.

Estes jogos merecem ser refeitos

Apesar de um remake não ser garantia de um trabalho bem-feito, como vimos em muitos casos recentes que acabaram fracassando, é inegável que estes jogos cairiam muito bem e conquistariam uma legião de novos fãs:

  1. Red Dead Redemption
  2. GTA San Andreas
  3. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  4. Resident Evil
  5. Dino Crisis
  6. Black
  7. Infamous
  8. Prototype
  9. Resistance: Fall of Man

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.