
Otimização é algo que abrange diferentes frentes quando falamos de desenvolvimento de jogos. A história nos mostra que as versões de PC são as que mais sofrem nesse aspecto, mais ainda atualmente com alguns motores gráficos específicos. Enquanto muitos nos dão dores de cabeça, alguns chegam lisinhos para a felicidade do PC gamer, embora eles sejam a exceção.
-
Review A.I.L.A | Terror brasileiro vai mexer com sua mente
- Review Metroid Prime 4: Beyond | O glorioso retorno de Samus Aran
O Canaltech buscou os jogos mais otimizados para PC de 2025 e focamos naqueles títulos de grande produção, já que games indie não costumam exigir da máquina (acontece, mas com bem menos frequência). Então alguns jogos que escolhemos podem até ter dado algum nível de problema na sua máquina, mas é porque eles podem ser pesados, mas não mal otimizados.
1. Arc Raiders
Mesmo feito na engine que é o terror dos PC gamers hoje (Unreal Engine 5), Arc Raiders chegou rodando muito bem já no primeiro dia e sendo bem-sucedido. Não dá para chamá-lo de um jogo AAA, mas ele certamente se encaixa em uma categoria abaixo, entregando belos gráficos, mapas amplos, elementos de ação como explosões e diferentes elementos na tela, tudo mantendo a taxa de FPS mais estável possível.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
2. Doom: The Dark Ages
Assim como foi com os games anteriores da franquia, Doom: The Dark Ages chegou lisinho nos PCs. Isso acontece graças a versão mais recente da idTech, motor gráfico proprietário da id Sofware, que permite os desenvolvedores criarem um jogo em primeira pessoa com grande foco em velocidade e muitos elementos na tela, mantendo belos gráficos e desempenho fluido.
3. Dying Light: The Beast
Mais um jogo que usa motor gráfico proprietário. Dying Light: The Beast foi feito na C-Engine da Techland. A versão atual é uma evolução da que foi usada no primeiro jogo da franquia, e entrega belíssimos gráficos, capazes de gerar belos cenários e, mais importante, manter a taxa de FPS estável mesmo naquelas cenas em que muitos zumbis te cercam enquanto explosões acontecem.
4. Stellar Blade
O mais diferente dessa lista em termos de motor gráfico, já que Stellar Blade foi feito em Unreal Engine 4, em vez da versão mais atualizada do motor gráfico da Epic Games. De qualquer forma, o estúdio Shift Up conseguiu entregar uma experiência bem sólida, mantendo belíssimos gráficos e taxa constante de quadros por segundo, sendo acessível a hardware de entrada também.
5. Clair Obscur: Expedition 33
O jogo que mais fez barulho em 2025 foi feito na Unreal Engine 5. E eu relutei um pouco na hora de decidir se colocava Clair Obscur: Expedition 33 nessa lista ou não. Isso porque ele chegou com problemas gráficos, principalmente no antiserrilhado, com muita cintilação, algo que atrapalhava um pouco a experiência, mas o desempenho era bom.
6. Call of Duty: Black Ops 7
Se o jogo é bom, isso é outra conversa, mas Call of Duty: Black Ops 7 chegou bem otimizado, rodando lisinho no PC, como costuma acontecer nos jogos dessa franquia. Seja na campanha com o mapa amplo que a Activision trouxe, ou no multiplayer frenético com muita ação, a taxa de FPS consegue se manter muito bem.
7. Battlefield 6
Já o rival direto, Battlefield 6, que foi feito na elogiada Frostbite, trouxe uma qualidade de imagem excelente, aumentando ainda mais a imersão da guerra, ao mesmo tempo em que consegue manter a taxa de quadros bastante estável, algo essencial para o multiplayer. Alguns jogadores até reclamaram do peso do jogo, mas peso é diferente de otimização, e isso varia brutalmente de configuração para configuração.
8. Ninja Gaiden 4
Fruto da parceria entre dois estúdios excelentes em ação, Team Ninja e PlatinumGames, Ninja Gaiden 4 chegou lisinho aos PCs. O game tem bons gráficos, nada excepcional como alguns jogos dessa lista, mas o mais importante é que ele mantém taxa de FPS estável, mesmo com a ação frenética acontecendo. Esse é mais um game que foge da Unreal Engine, já que foi feito no motor gráfico proprietário da Platinum.
9. Indiana Jones and the Great Circle
Fechando com a mais nova aventura do Indiana Jones (que chegou em dezembro de 2024, ou seja, há um ano, então está valendo), algo que não acontecia há mais de 15 anos, temos um game bastante polido, que entrega ótima qualidade gráfica e taxa de frames que não oscila. Isso, mais uma vez, é graças a idTech, embora seja uma versão modificada do motor da id Software, usada pela Machine Games.
Essa é uma lista feita por quem jogou todos esses jogos em hardware de ponta e de entrada, e garantiu que os títulos escolhidos fossem otimizados. Sabemos que existem outros jogos de PC bem otimizados que chegaram em 2025 (como Routine), mas essa é a nossa lista definitiva:
- Arc Raiders
- Doom: The Dark Ages
- Dying Light: The Beast
- Stellar Blade
- Clair Obscur: Expedition 33
- Call of Duty: Black Ops 7
- Battlefield 6
- Ninja Gaiden 4
- Indiana Jones and the Great Circle
Veja mais do CTUP:
-
5 jogos de guerra melhores que Call of Duty
- 10 jogos esnobados no The Game Awards 2025
- 10 melhores jogos beat ‘em up de todos os tempos
Leia a matéria no Canaltech.

