Jolla resiste: celular com Linux ganha nova versão

Tecnologia
Resumo
  • Novo Jolla Phone chega em pré-venda com Sailfish OS 5 (com kernel Linux) e hardware atualizado;

  • Especificações incluem tela AMOLED, câmera dupla, 12 GB de RAM e bateria removível;

  • Preços variam conforme lote, e entregas começam no primeiro semestre de 2026.

Criada por ex-membros da antiga Nokia, a Jolla atraiu os olhares em 2013 ao anunciar o Jolla Phone, celular que roda o Sailfish OS, sistema operacional baseado em Linux que é mantido até hoje. Não por acaso, eis que um novo aparelho com Sailfish OS entrou em pré-venda na Europa.

A primeira versão do Jolla Phone, chamada simplesmente de “Jolla”, tinha tela de 4,5 polegadas, conectividade 4G e o Sailfish OS, que surgiu como um projeto disposto a continuar o legado do MeeGo, sistema operacional de código aberto oriundo da fusão do Maemo, da Nokia, com o Moblin, da Intel, para rodar em celulares, tablets, TVs e outros dispositivos.

O MeeGo fracassou por vários motivos, entre eles, a adoção do Windows Phone pela Nokia e a desistência da Intel de produzir chips para dispositivos móveis.

Mas desenvolvedores e entusiastas do projeto mantiveram o espírito do MeeGo ao criarem o Sailfish OS, que tem kernel Linux como característica mais notável. A sua principal proposta é ser uma alternativa ao Android, mas capaz de executar softwares deste último via Jolla AppSupport (uma espécie de ambiente Android dentro do Sailfish OS).

Embora o primeiro celular tenha vendido pouco, a Jolla vinha mantendo o Sailfish OS e chegou a registrar lucro pela primeira vez em 2021.

A surpresa, agora, é a retomada dos trabalhos com hardware. Não que a Jolla já não tivesse tentado antes. A organização lançou o Jolla C em 2016 e o Jolla C2 no ano passado. Mas ambos os celulares têm hardware simples. O novo Jolla Phone parece ser muito mais ousado.

Como é o novo Jolla Phone?

Começa com um novo conjunto de hardware, obviamente. As especificações do novo Jolla Phone incluem uma tela AMOLED de 6,36 polegadas com resolução full HD e proteção Gorilla Glass.

Já a traseira traz duas câmeras: principal de 50 megapixels com lente grande angular; secundária de 13 megapixels com lente ultra grande angular.

Internamente, o aparelho conta com um chip MediaTek cujo modelo ainda não foi revelado. Há ainda 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno expansíveis com cartão microSD. Já a bateria tem 5.500 mAh de capacidade e pode ser trocada pelo próprio usuário.

O botão de liga/desliga tem leitor de impressões digitais. As demais características incluem 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.4 e NFC.

O sistema operacional é o Sailfish OS 5 que, além de rodar aplicativos de Android via AppSupport, promete preservar os aspectos da segurança e privacidade por não rastrear ou coletar dados do usuário.

Um detalhe interessante é que as especificações do smartphone foram definidas por meio de uma votação na comunidade do Sailfish OS.

Disponibilidade e preço do Jolla Phone

Por ora, o Jolla Phone está em pré-venda, via campanha de financiamento, no site oficial da Jolla. O primeiro lote tinha preço de 499 euros. O segundo e atual lote custa 549 euros. Quando for lançado oficialmente, a novidade custará entre 599 e 699 euros (entre R$ 3.800 e R$ 4.450, na conversão direta).

O celular está sendo oferecido em três cores: branca, preta e laranja. As entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2026, em países da Europa.

Jolla resiste: celular com Linux ganha nova versão