
Resumo
- O app do Kindle agora usa IA para responder dúvidas sobre livros, respeitando o progresso de leitura.
- A ferramenta “Pergunte a este livro” opera como assistente virtual e analisa o conteúdo já lido para evitar spoilers.
- Por enquanto, o recurso está disponível apenas em inglês nos EUA e no app para iPhone, com previsão de lançamento no Android e no Kindle em 2026.
A Amazon disponibilizou uma nova ferramenta no aplicativo do Kindle que usa IA para fornecer respostas instantâneas sobre enredo, personagens e temas das obras. O recurso “Pergunte a este livro” respeita o progresso de leitura do usuário e evita spoilers.
Por ora, o recurso está disponível apenas para livros em inglês nos Estados Unidos e restrito ao aplicativo para iPhone. A empresa afirma que pretende expandir a funcionalidade em 2026 para Android e para o Kindle, mas não informou quando o suporte a outros idiomas será lançado.
Como o sistema funciona?
A Amazon explica que o sistema opera como um assistente virtual acessível pelo menu da obra ou ao selecionar um trecho específico do texto. Ao acionar o recurso, o usuário é direcionado a uma interface de chatbot na qual pode digitar suas dúvidas ou escolher perguntas sugeridas pela IA, como mostra o exemplo abaixo.

A tecnologia analisa exclusivamente o conteúdo das páginas já consumidas pelo leitor. Segundo o comunicado, o objetivo é oferecer detalhes contextuais e relembrar fatos da trama sem comprometer as reviravoltas dos capítulos futuros.
Além do assistente no Kindle, a Amazon introduziu neste ano o recurso Recaps (ou resumos, em tradução livre). Anunciada em abril, a função também usa IA e é voltada para sagas literárias, funcionando como o “anteriormente em…” de séries de TV: o recurso recapitula eventos essenciais de volumes passados para situar o leitor antes de iniciar um novo livro.
Autores não podem impedir o uso da IA
A Amazon confirmou que a ferramenta é ativada por padrão e não oferece opção de exclusão para escritores ou editoras. Como lembra o Verge, é possível que a decisão gere atrito com o mercado editorial, que já debate o uso de obras protegidas por direitos autorais para o treinamento de modelos de linguagem (LLMs) sem o consentimento explícito.
Um porta-voz da Amazon declarou ao Publishers Lunch, site especializado no mercado editorial, que a medida procura assegurar uma “experiência de leitura consistente” em toda a plataforma. A dona do Kindle ressalta que as interações com o chatbot são privadas, não compartilháveis e exclusivas para quem comprou ou alugou o livro digital.
Vale mencionar que o lançamento ocorre logo após a Amazon ter removido resumos gerados por IA da plataforma de streaming Prime Video após a identificação de erros factuais e “alucinações” do sistema.

