League of Legends decreta guerra contra prática de smurfing

Tecnologia

A Riot Games anunciou nesta semana que a Era do Smurfing em League of Legends chegará ao fim. De acordo com o estúdio, eles vão passar a banir jogadores conhecidos como “boosters” e “hitchhikers” para impedir a polêmica prática.

Os desenvolvedores do MOBA também se pronunciaram sobre a declaração de guerra. Drew Levin, membro do time que trabalha no jogo multiplayer, afirma que eles estão 100% comprometidos a impedir o avanço deste movimento — mesmo que isso doa no bolso:

“Com certeza perderemos dinheiro e ativos mensais pela escolha de acabar com o smurfing. Por anos, jogadores diziam que nunca faríamos isso por medo de seguir o caminho certo pelo jogo se isso reduzisse o dinheiro. Nós acreditamos no futuro de League of Legends”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em quase 20 anos de League of Legends, esta será a primeira vez que a Riot Games vai investir contra o smurfing dentro da experiência — uma reclamação antiga da comunidade e que não tinha sido atendida até agora. A promessa é que, a partir de 10 de setembro de 2025, contas que forem vendidas, compartilhadas e impulsionadas serão banidas.

Prática de smurfing em League of Legends

Smurfing é uma velha prática dentro da comunidade de League of Legends e diversos outros jogos. Jogadores experientes criam contas novas com o objetivo de subir de nível e ranking rapidamente e depois as vendem a preços alto.

Também há casos em que os jogadores de baixo nível pagam para alguém mais habilidoso ajudá-lo a subir no ranking — o que torna as partidas mais injustas em um cenário geral. 

Em ambos os casos os jogos multiplayer online acabam sendo prejudicados, já que não é incomum em rankings mais altos alguém cair em seu time com um nível de habilidade que não se equipara aos demais. 

Imagem de League of Legends
O smurfing é um problema antigo em League of Legends (Imagem: Divulgação/Riot Games)

Ainda que grande parte da comunidade de League of Legends apoie o fim da prática, a ação da Riot Games contra o smurfing está provocando um grande alvoroço — principalmente por quem estava ganhando dinheiro com ela e por jogadores que não estavam jogando de forma justa. 

A Riot é um dos primeiros estúdios a realmente tomar um plano de ação para impedir que a prática avance ainda mais dentro de sua comunidade. O mesmo raramente é visto pelas demais, seja entre os MOBA ou de quaisquer outros gêneros com multiplayer.

Decidida até a perder dinheiro para proteger aqueles que jogam League of Legends a sério, é possível que a prática inspire os demais a bani-la de sua comunidade do mesmo modo. Sonhar não custa nada, não é?

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.