
Resumo
- Project Pivo é um conceito de notebook com tela que pode ser girada para a posição vertical ou horizontal;
- A Lenovo ainda não confirmou o lançamento, mas o conceito mostra grande potencial para profissionais que lidam com textos ou programação;
- A IFA 2025, feira de tecnologia, deverá servir de palco para o notebook.
A feira de tecnologia IFA 2025 está marcada para a próxima semana. A Lenovo estará presente no evento. Prova disso é que uma das novidades que a companhia apresentará por lá já “vazou”: o Project Pivo, codinome interno de um notebook cuja tela pode ficar na horizontal ou ser virada para a vertical.
Na primeira olhada, essa é uma proposta interessante, pois há muita gente que trabalha com uma tela em posição vertical. Trata-se de uma prática frequente entre desenvolvedores de software ou profissionais que lidam com textos longos, por exemplo.
A foto do notebook foi divulgada por Evan Blass, personalidade conhecida no X por seu longo histórico de vazamentos de produtos de tecnologia. A postagem mostra um notebook com um tela de proporção 16:9 aparecendo na vertical.
Na imagem também é possível notar que, independentemente da posição, a tela fica apoiada na tampa traseira. É provável que haja algum mecanismo interno prendendo um componente ao outro. Mas não descarto a possibilidade de o visor ficar preso à tampa via conexão magnética, o que também faria a tela ser removível.
A Lenovo lançará o Project Pivo?
Ainda não há informação sobre isso. Por ora, o que se sabe é que o Project Pivo é um conceito para demonstrar uma ideia, não um produto finalizado.
Nesse sentido, vale lembrar que a Lenovo lançou vários conceitos de laptops nos últimos anos. Eis alguns deles:
- em 2024, a Lenovo revelou um notebook cuja tela abre sozinha;
- também em 2024, a Lenovo apresentou um laptop com tela transparente;
- no início de 2025, a Lenovo mostrou o ThinkBook Plus Gen 6, que tem tela rolável (vide vídeo mais acima).
O Project Pivo tem potencial de ser um produto útil, logo, existe chances reais de ele seja lançado. Mas não dá para garantir que isso acontecerá. Para isso, alguns aspectos importantes precisam ser tratados, como a resistência do mecanismo que permite girar a tela ou proteções que impedem que detritos se acumulem entre o visor e tampa.
De todo modo, fiquemos de olho.