
O mercado de handhelds para games, chamados também de consoles portáteis, recebeu muitas opções diferentes em 2025. Algumas delas realmente marcantes, como o ROG Xbox Ally X e o Legion Go 2, ambos usando sistemas da Microsoft. Porém a Lenovo pode oferecer uma variante de seu portátil mais novo com SteamOS na tentativa de extrair ao máximo o potencial do hardware.
-
Review Lenovo Legion Go | Evolução dos portáteis, mas refém do sistema
- Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1
Segundo o Windows Latest, a fabricante chinesa deve apresentar o novo produto na CES 2026. Ele pode ter as mesmas configurações do modelo base com Windows 11, mas com o sistema operacional baseada em Linux desenvolvida pela Valve para o Steam Deck. Isso pode fazer com que o Legion Go 2 sem o sistema da Microsoft seja mais barato, algo próximo de US$ 1.000, além de entregar mais desempenho jogos.
Especificações do Legion Go 2 com SteamOS podem ser as mesmas
Sim, isso já foi provado e comprovado em diferentes testes. O SteamOS tem otimizações pontuais que ajudam a extrair mais do hardware, consequentemente entregando mais desempenho em jogos e até economizando bateria, e esses são o maior objetivo dos consoles portáteis. Já o Windows, mesmo com a nova roupagem que estreou com o ROG Xbox Ally, não é capaz de fazer o mesmo por suas várias tarefas acontecendo em paralelo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Exclusive: Lenovo Legion Go 2 gets SteamOS with Ryzen Z2 Extreme for those who hate Windows 11
– SteamOS
– Ryzen Z2 Extreme processor
– 32 GB LPDDR5X RAM, 2 TB PCIe SSD
– 8.8-inch PureSight OLED display.This device originally shipped with Windows 11, but it’s now getting a… pic.twitter.com/gt1SwPwSkN
— Windows Latest (@WindowsLatest) December 18, 2025
Em relação ao hardware do suposto Lenovo Legion Go 2 com SteamOS, não deve haver diferença. Por isso, estamos falando de uma tela OLED 8,8 polegadas FullHD+ (1920×1200) e taxa de atualização variável, com um Ryzen Z2 Extreme (CPU Zen 5 e GPU RDNA 3.5), a melhor APU mobile para consoles portáteis, 2 TB de SSD PCIe 4.0 e 32 GB de memória RAM LPDDR5X a 8.000 MHz.
Ou seja, uma baita máquina portátil, que tem potencial de ficar ainda melhor com o sistema operacional da Valve. A CES 2026 acontece durante a segunda semana de janeiro e, possivelmente, saberemos mais sobre a nova versão do console portátil da Lenovo.
Veja mais do CTUP:
-
Review Steam Deck | PC e console portátil num só aparelho
- Valve explica por que é impossível lançar o Steam Deck 2 agora
- Por que o SteamOS é promissor, mas ainda não substitui o Windows?
Leia a matéria no Canaltech.

