Lista de vazamentos inclui 183 milhões de emails e senhas; veja como se proteger

Tecnologia
Resumo
  • O site Have I Been Pwned adicionou 183 milhões de emails à sua base de dados de vazamentos, compilados pela Synthient em 2025.
  • A compilação de dados inclui 23 bilhões de linhas, totalizando 3,5 TB, e foi obtida de fontes como Telegram e redes sociais.
  • Para se proteger, verifique se seu email foi afetado no Have I Been Pwned, altere senhas comprometidas e ative a autenticação de dois fatores.

O site Have I Been Pwned acrescentou registros de mais de 183 milhões de emails à sua base de vazamentos. As informações se referem a vazamentos anteriores e foram compiladas ao longo de 2025 pela plataforma de cibersegurança Synthient. Agora, elas estão disponíveis para consulta.

O Have I Been Pwned é um serviço gratuito que permite consultar se seu email foi afetado por algum incidente de segurança nos últimos anos. Caso esteja, você pode tomar as providências necessárias para minimizar os riscos.

Como se proteger após um vazamento?

  1. Acesse o Have I Been Pwned e digite seu endereço de email. O site listará vazamentos que incluem essa informação.
  2. Entre nos serviços listados e troque as senhas cadastradas. Se você usou a mesma senha em outros sites, é importante alterá-la em todos.
  3. Ative a autenticação de dois fatores (2FA); com ela, não é possível acessar suas contas apenas com o email e a senha.

Após tomar essas medidas emergenciais, é bom se atentar a alguns pontos:

  • Monitore suas contas para identificar atividades incomuns, como alterações de configurações ou solicitações de trocas de senhas.
  • Solicite a remoção de dados pessoais da busca do Google, pois essas informações podem ser usadas em golpes.

Como se prevenir contra vazamentos?

Essas são as recomendações sobre medidas a serem tomadas após um vazamento. Também é possível agir de maneira preventiva, e algumas boas práticas podem ajudar a manter suas informações sob segurança.

  • Não use a mesma senha em vários sites, pois um único vazamento poderá colocar múltiplos cadastros em risco. Um gerenciador de senhas pode ajudar a criar diferentes combinações e salvá-las em um lugar seguro.
  • Desinstale aplicativos antigos do celular e do computador, já que eles podem estar coletando dados desnecessariamente.
  • Mantenha seus aparelhos com os sistemas operacionais atualizados, pois os updates contêm correções para falhas de segurança.

De onde vieram os 183 milhões de emails do vazamento?

Como explica o responsável pelo Have I Been Pwned, Troy Hunt, não se trata de um novo vazamento, mas sim de uma compilação com mais de 183 milhões de emails. O responsável pelo trabalho é o pesquisador Benjamin Brundage, fundador da empresa de cibersegurança Synthient. Ele coletou informações de diversas fontes, como Telegram, redes sociais, fóruns e rede Tor.

O resultado dessa etapa foi uma coleção de 23 bilhões de linhas de dados, totalizando 3,5 TB de informação. Após limpar os dados obtidos para remover registros duplicados, o pesquisador chegou a 183 milhões de endereços de email únicos. Segundo Hunt, 16,4 milhões deles não haviam aparecido no Have I Been Pwned.

Com informações do Have I Been Pwned, da Synthient e do Tom’s Guide

Lista de vazamentos inclui 183 milhões de emails e senhas; veja como se proteger