A Tesla, montadora de Elon Musk, vem encarando uma série de críticas. O motivo? Falhas nas maçanetas eletrônicas do Model Y 2021, que se tornaram alvo de investigação da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos. Segundo informações da Bloomberg, mais de 140 clientes enviaram reclamações sobre o componente à agência.
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De acordo com os consumidores, os puxadores dos carros travaram e pararam de funcionar — e, para completar, estas ocorrências parecem ter sido mais frequentes quando as baterias de voltagem dos carros tiveram falhas. O resultado? Adultos e crianças não conseguiram usar as maçanetas mecânicas e ficaram presos no interior dos veículos.
Ainda de acordo com a agência, pelo menos quatro motoristas precisaram quebrar os vidros para conseguir acesso ao interior do carro. Desde então, a Tesla prometeu que iria repensar o design destes componentes.
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Maçanetas dos carros elétricos
O problema das maçanetas não é exclusivo da Tesla. No início da semana, um SU7 pegou fogo e uma pessoa ficou presa no interior enquanto outros tentavam abrir o carro para tirá-la, sem sucesso. O motorista de 31 anos não resistiu, e o acidente levou a preocupações e questionamentos sobre a confiabilidade e segurança dos modelos elétricos da marca.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China agora exige maçanetas mecânicas externas e internas que possam ser operadas sem ferramentas mesmo após acidentes.

Como o mercado chinês tem influência importante no setor automotivo, é provável que a diretriz acabe expandida para o restante do mundo. Se for o caso, as regras devem ser aplicadas na China em 2027, uma data bem próxima para a indústria.
Até agora, o que se sabe é que, de fato, a Tesla vem repensando o design das maçanetas dos seus carros e deve usar um sistema de abertura mecânico na parte interna, que funcionaria junto do eletrônico. As demais fabricantes não comentaram como mudanças da China vão afetar seus modelos.
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