Magalu lança 1º programa de trainee em Inteligência Artificial do Brasil

Tecnologia

O Magalu acaba de anunciar o primeiro programa de trainee em Inteligência Artificial (IA) do Brasil, voltado a profissionais formados entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025 em cursos de exatas. A iniciativa acompanha o novo ciclo estratégico da companhia, que terá início em 2026, e busca formar talentos com perfil analítico, técnico e visão estratégica para desenvolver soluções inovadoras em dados e IA.

Com salário de R$ 9.600, além de benefícios como plano de saúde, participação nos lucros e curso de idiomas, os trainees atuarão em áreas de negócios que aplicam inteligência artificial para otimizar processos e criar novos produtos. Os selecionados poderão trabalhar na sede da empresa, em São Paulo, ou em áreas estratégicas em modelo híbrido.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo WhatsApp, com interação mediada pela Lu — influenciadora virtual e assistente digital do Magalu. O processo inclui etapas de testes práticos, entrevistas online e, por fim, uma fase presencial. Os candidatos finalistas terão entrevista com Frederico Trajano, CEO da companhia, e os aprovados devem ser anunciados até o fim de dezembro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Temos o desafio de implementar um ciclo impulsionado pela aplicação da inteligência artificial e precisamos atrair os melhores talentos da área para nos apoiar na execução dessa estratégia”, afirma Trajano.

Quem se encaixa no perfil?

O programa valoriza conhecimentos em Python, SQL, cloud computing (AWS, GCP, Azure), bibliotecas de IA/ML (TensorFlow, PyTorch) e análise de dados. Apesar disso, a especialização em tecnologia não é pré-requisito — os selecionados terão acesso a trilhas de aprendizado específicas, mentorias e workshops conduzidos por profissionais internos e externos.

“Mais do que atrair especialistas em inteligência artificial, queremos que cada trainee se sinta desafiado a questionar o óbvio e propor soluções inovadoras”, explica Patricia Pugas, diretora executiva de gestão de pessoas do Magalu.

Durante o programa, os participantes poderão propor projetos próprios, que, se aprovados, serão testados e implementados. O foco está em aplicações práticas de machine learning, IA generativa e automação de processos. E como participar? A Magalu indicará em breve como fazer, então basta ficar ligado nas próximas notícias sobre o assunto no Canaltech para saber os próximos passos.

Imagem: Divulgação/Magazine Luiza

A criação do programa de trainee reforça a aposta do Magalu no conceito de IA Commerce, integrando inteligência artificial em múltiplas frentes do negócio. Atualmente, a companhia opera com mais de 1.245 lojas físicas em 20 estados, além de marcas digitais como Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!. Seu aplicativo registra mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.