“Maior parte da internet está morta”, diz cofundador do Reddit

Tecnologia
Resumo
  • Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, afirmou que a internet está se tornando “robótica” pelo aumento de conteúdo de baixa qualidade gerado por bots e IA.
  • Pesquisas indicam que 50,04% do tráfego da internet é de robôs, sendo 4,8% bots maliciosos.
  • A União Europeia projeta que, até 2026, 90% do conteúdo online poderá ser gerado sinteticamente.

Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, afirmou que a internet está se tornando um ambiente “robótico”, dominado por conteúdo automatizado e de baixa qualidade criado por inteligência artificial. A declaração foi feita em um episódio do podcast Technology’s Daily Show.

Ohanian também citou a “teoria da internet morta”, que sugere que a atividade de bots vai superar a interação humana na web, e defendeu a criação de uma nova geração de mídias sociais “comprovadamente humana”.

“Vocês provam que a maior parte da internet está morta”, disse aos apresentadores do podcast por representarem um espaço de comunicação.

Busca por conexões mais humanas

O empresário deixou o conselho do Reddit em 2020, e desde então a plataforma vem adotando medidas para limitar o uso de seus dados por empresas de IA. Segundo Ohanian, a internet precisa de “espectadores e conteúdo ao vivo”.

Ele acredita que a “próxima geração de mídias sociais será comprovadamente humana”, movida pelo desejo de interações mais autênticas.

Nos últimos anos, apps como Signal e Discord cresceram por favorecer conexões mais diretas e pessoais. Ohanian os chamou de “padrão ouro” para interação, mas disse que ainda não representam uma inovação real.

Ohanian também afirmou no podcast que a internet precisa de novas formas de “interação próxima”, que preservem a experiência humana — algo que nem mesmo os chats em grupo garantem, já que muitos recorrem à IA para gerar ou editar mensagens.

Domínio de bots e IA preocupa

A preocupação é compartilhada. Recentemente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, mencionou que muitas contas do X/Twitter já são controladas por modelos de linguagem de larga escala (LLMs), IAs treinadas para entender, gerar e interagir como se fossem pessoas reais. Essa percepção reflete uma tendência que estudos e análises de mercado vêm acompanhando de perto.

Dados recentes apontam para um aumento significativo na presença de bots e conteúdo gerado por IA na internet. O relatório Advanced Persistent Bots Report, de 2025, analisou 207 bilhões de transações de web e APIs em 2024. Ele revela que 50,04% do tráfego da internet é composto por robôs.

Desse total, 4,8% consiste em tráfego de bots maliciosos, que buscam monetizar dados críticos na dark web ou simular comportamento humano para manipular engajamento e algoritmos.

Em setembro do ano passado, outro estudo divulgado pela AWS indicou que mais de 57% do conteúdo online era gerado por IA, levantando preocupações sobre a precisão das informações e o risco potencial de desinformação.

A Agência de Aplicação da Lei da União Europeia projeta que, até o final de 2026, 90% do conteúdo online poderá ser gerado sinteticamente.

Com informações do Business Insider

“Maior parte da internet está morta”, diz cofundador do Reddit