Mantenedor do sudo para Linux e Unix pede ajuda para manter projeto

Tecnologia
Resumo
  • sudo, ferramenta de segurança para Linux e Unix, precisa de apoio para manutenção e desenvolvimento; Todd C. Miller, mantenedor há mais de 30 anos, busca patrocínio desde 2024;
  • ferramenta permite executar tarefas com privilégios de administrador sem login como root;
  • trata-se de um recurso muito usado em distribuições Linux e outros sistemas baseados no Unix.

Alguns recursos são tão bem integrados a sistemas Linux que parecem ser funções nativas, quando não o são. É o caso do sudo: o principal responsável por essa ferramenta usou seu site para pedir ajuda financeira para continuar mantendo o projeto, que existe há mais de 30 anos.

O sudo é comumente encontrado em distribuições Linux e em outros sistemas operacionais baseados no Unix. Estamos falando de uma simples, mas poderosa ferramenta de segurança.

Isso porque o sudo funciona como um comando que executa uma ou mais tarefas que exigem privilégios de administrador (ou de root), sem que você tenha, de fato, que fazer login no sistema com uma conta do tipo.

Em uma comparação grosseira, é como se você ganhasse permissão para entrar em uma sala que só é acessada por seu chefe, mas, ao fazê-lo, você só pode executar ali uma única tarefa definida previamente.

Como exemplo, suponha que você queira instalar o reprodutor de mídia VLC em um computador com Linux. Você pode, então, usar o comando abaixo para iniciar a instalação como root. Observe, porém, que você não conseguirá executar outra tarefa não atrelada à primeira usando privilégios de administrador:

sudo apt install vlc

O que está acontecendo com o sudo?

Do ponto de vista técnico, o sudo continua cumprindo a sua função. Porém, Todd C. Miller, principal desenvolvedor do projeto, declarou em seu site pessoal que está procurando patrocínio para continuar mantendo o sudo:

Há mais de 30 anos tenho sido o mantenedor do sudo. Atualmente, estou em busca de um patrocinador para financiar a manutenção e o desenvolvimento continuado do sudo. Se você ou sua organização estiverem interessados em patrocinar o sudo, entre em contato comigo.

Todd C. Miller

Neste ponto, é importante contextualizar. Tal como explica o Register, a empresa Quest Software contribuía financeiramente para o projeto desde 2010. Porém, esse patrocínio terminou em fevereiro de 2024, ano em que Miller saiu da One Identity, uma subsidiária da Quest Software.

O desenvolvedor fez o pedido de apoio para o sudo depois que a Quest deixou de apoiar financeiramente o projeto. Mas, como nada mudou depois de dois anos, é de se presumir que o sudo ainda precise de um grande patrocinador. O projeto até recebe ajuda financeira de indivíduos, mas, aparentemente, não em volume suficiente para a sua plena manutenção.

Iniciativas como o sudo realmente precisam de apoio, afinal, trabalho não falta por lá. Por exemplo, Miller ajudou, nos últimos meses, no desenvolvimento do sudo-rs, variação da ferramenta criada em linguagem Rust e, por isso, considerada mais segura.

Para completar, o desenvolvedor contribui com outros projetos que demandam tempo, a exemplo do sistema operacional OpenBSD.

Mantenedor do sudo para Linux e Unix pede ajuda para manter projeto