A Samsung usou a IFA 2025 para atualizar sua linha de lavanderia com dois novos produtos, que incluem a lavadora Bespoke AI com eficiência energética A-65%, e a segunda geração da Lava e Seca Bespoke AI. Como os nomes sugerem, os equipamentos usam diversos recursos de inteligência artificial para otimizar os ciclos de lavagem e secagem.
- Qual é a melhor máquina lava e seca? 5 opções para comprar em 2025
- “Desodorizar” na lava e seca é o mesmo que lavagem a seco? Veja para que serve
Segundo a marca, a lavadora Bespoke AI A-65% representa um novo marco na eficiência energética. Para isso, utiliza o AI Wash+, que aplica a IA para identificar tipos diferentes de tecido.
Agora, o produto é capaz de reconhecer roupas para atividades ao ar livre e jeans, que possuem necessidades bem diferentes de lavagem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O funcionamento do AI Wash+ ocorre em etapas: primeiro, ele detecta o peso, o nível de sujeira e o tipo de tecido. Em seguida, ajusta automaticamente a quantidade de água e sabão, além do tempo de lavagem.
O objetivo é oferecer maior eficiência, com consumo de até 65% menos energia do que os requisitos mínimos para a classificação Classe A no mercado europeu.
Esse desempenho também é resultado de uma maior eficiência do motor, além dos algoritmos de lavagem e circulação.
A construção do equipamento inclui uma tela de 7 polegadas para gerenciamento das operações. Também está disponível a integração com o SmartThings, para controle via celular.

Por sua vez, a secadora é equipada com o recurso AI Dry Plus, que detecta o tipo de tecido e o nível de umidade.
O objetivo do AI Dry Plus é otimizar o tempo de secagem e o consumo de energia, com redução de ambos em até 20%.
Lava e Seca da Samsung também foi apresentada
A Samsung também apresenta a segunda geração da Lava e Seca Bespoke AI. Mantendo as dimensões externas do modelo anterior, a versão aprimorada oferece um aumento de 3 kg na capacidade e uma redução de 20 minutos no tempo de secagem.
A empresa destacou que essas melhorias foram possíveis graças a aperfeiçoamentos estruturais, como um layout de aletas do trocador de calor mais densamente organizado.
Isso faz com que seja possível ampliar a área de transferência de calor em 8,5%, além de melhorar a capacidade de pré-aquecimento.
Há ainda a segunda geração do AI Wash & Dry Plus, e o recurso exclusivo Auto Open Door Plus. Esse modo abre automaticamente a porta após os ciclos de lavagem ou secagem, o que ajuda a reduzir a umidade e os odores.
Além disso, sopra ar no compartimento após os ciclos somente de lavagem, com o objetivo de manter o interior fresco e com menor umidade.
A Samsung ainda destacou a presença de ciclos otimizados para “rotinas modernas”, como o Super Speed de 79 minutos. Também está disponível um ciclo único de lavagem de 49 minutos, e um ciclo para camisas de 39 minutos.
Para facilitar a navegação entre essas opções, a tela sensível ao toque de 7 polegadas ganhou uma nova interface com tema de discagem. Esse painel destaca os seis ciclos mais usados em um layout circular e limpo.
A Samsung não divulgou novas informações sobre preço e disponibilidade dos equipamentos no Brasil.
Leia mais no Canaltech:
- Nova lavadora da LG usa IA para determinar o ciclo de funcionamento; conheça
- Modo secagem na lava e seca estraga a roupa? 10 mitos e verdades
- Novas TVs premium da Samsung chegam ao Brasil com foco em recursos de IA
Saiba como prolongar a vida útil dos eletrodomésticos:
Leia a matéria no Canaltech.