Muita gente sequer sabe que a Marvel Comics e a DC Comics tem um personagem compartilhado em conjunto, que existe ambos os universos das editoras e até mesmo é o único capaz de acessar os dois cânones com seu poder de salto entre realidades. Acontece que ele anda esquecido desde os anos 1990, e, agora, às vésperas da volta de publicações conjuntas entre as empresas rivais, é o momento ideal para resgatá-lo do limbo.
- Marvel vs DC: saiba por que demorou 22 anos até esse mais importante crossover
- DC Comics bate bonito na Marvel Comics em vendas com nova estratégias
Bem, para quem não sabe, Marvel e DC realizaram vários crossover entre seus personagens e universos entre os anos 1980 e o começo dos anos 2000. Só que, depois de Vingadores/LJA, de 2003, as empresas alimentaram um hiato que será quebrado agora em setembro, com o encontro de Batman e Deadpool, que também trará vários encontros entre heróis icônicos das duas editoras.
Um dos crossovers mais lembrados e importantes entre as duas rivais foi DC vs. Marvel/Marvel vs. DC, que colocou vários dos mais populares heróis em combates mano a mano decididos pela votação popular. Em DC vs. Marvel #1, de 1996, o público conheceu Axel Asher, um jovem aparentemente comum de Nova York que encontra um mendigo portando uma caixa de papelão — que é, na verdade, um portal dimensional.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Assim, Asher se torna Acesso, o único ser capaz de impedir que os universos Marvel e DC se fundam de vez. Ele tem a capacidade de criar portais interdimensionais e de realizar viagens no tempo ao transitar entre os universos.

Ele também possui sentidos aprimorados para detectar a presença de qualquer elemento de uma realidade em outra, além de uma habilidade chamada biofusão, que lhe permite fundir duas pessoas — uma de cada universo — em um único ser amalgamado.
Sua missão principal é impedir que os universos se fundam novamente, especialmente após o evento que criou o Amalgam Universe — um universo híbrido forjado pelos seres cósmicos chamados “os Irmãos”, que personificam as realidades Marvel e DC.
Por que Acesso merece voltar agora?
Depois dos eventos do Amalgam Universe, os próprios heróis parecem esquecer o que aconteceu. Os encontros entre heróis das duas editoras são explicados como simples “fluxos dimensionais” que Acesso corrige sem ninguém perceber.

Como personagem de propriedade conjunta, Acesso é raro e incomum, fato que o torna especialmente adequado para futuros crossovers com propósito narrativo real. Ele foi o coração da colaboração entre as grandes editoras no passado, e sua missão cósmica pode ser interessante para novas histórias marcantes.
Além disso, ele pode servir como ótimo gancho para o multiverso moderno, já que a Marvel e a DC vem explorando cada vez mais realidades infinitas, tanto nos quadrinhos quanto nas telonas e nos games.
Leia mais:
- Marvel e DC anunciam encontro entre dois heróis legados favoritos dos fãs
- 18 personagens da DC e da Marvel que são quase a mesma coisa
- DC e Marvel podem trazer a sonhada “Crise Secreta” em seu novo crossover?
Leia a matéria no Canaltech.