Entre o final desta segunda semana de agosto e a terceira, uma massa de ar frio forte deve chegar ao Brasil, vinda da Argentina. Quedas de temperatura são previstas para dez estados, entre Centro-oeste, Sudeste e Sul. Há possibilidade de geadas e neve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo informações da MetSul Meteorologia.
- Fim do frio | Quando acaba o inverno de 2025? Chuvas intensas marcaram a estação
- Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios, mas não é por causa do frio
Os estados que deverão ser afetados pelo frio são:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Goiás;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- e Espírito Santo.
A massa de ar frio deverá entrar pelo RS a partir do oeste e sul do estado no final desta quinta-feira (7) e avançar para a região do Mato Grosso na sexta-feira (8).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Frio e geada no Brasil
A massa de ar frio possui uma trajetória continental, chegando a partir do Norte e Nordeste argentinos.
Com um centro de alta pressão atmosférica, ela trará chuva entre esta quinta-feira (7) e o final de semana em grande parte do Sul do Brasil, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Embora seja um frio considerado incomum para agosto, não será tão intenso quanto os fenômenos de junho.
Frio abaixo de zero
Mesmo assim, deverão ser vistas temperaturas abaixo de zero por vários dias seguidos, especialmente nos Campos de Cima da Serra do RS e no Planalto Sul de SC na noite de sexta (8).
De sábado até meados da próxima semana, o Sul deverá ter mínimas abaixo de zero, com chuva e nuvens no sul e leste gaúchos no sábado (9).
Em SP, RJ e MG, o frio deverá chegar entre a madrugada de domingo (10) e quarta-feira (13) da próxima semana.
No Centro-Sul, a geada poderá chegar entre sábado (9) e domingo (10). A condição é prevista para RS, SC, PR, MS, RJ e MG.
Como chegará na costa, a zona de baixa pressão e o ar frio continental podem gerar neve no Sul, dependendo, no entanto, da temperatura atingida na região. A maior probabilidade do fenômeno fica no Planalto Sul de SC, Campos de Cima da Serra do RS e Planalto de Palmas.
Segundo a MetSul, neve, chuva congelada ou graupel poderão chegar entre o final da sexta-feira (8) e a madrugada de sábado (9).
Leia também:
- Chegada do inverno exige cuidados com a saúde dos idosos
- Mistério revelado: por que ficamos mais doentes quando está frio?
- O que é ‘mínima invertida’? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
VÍDEO | A tecnologia por trás da previsão do tempo – Willians Bini, Somar Meteorologia
Leia a matéria no Canaltech.