MEC abre vagas para avaliadores com home office e sem provas na seleção

Tecnologia

O Ministério da Educação (MEC) lançou um edital para o Cadastro de Avaliadores Especialistas. As vagas são para home office, e não há necessidade de realizar provas ou participar de entrevistas no processo.

O Edital nº 7/2025 foi publicado no início deste mês de agosto, e as inscrições estão abertas até o dia 23. A remuneração dos profissionais será por serviço prestado, e não haverá vínculo empregatício direto com o MEC.

Os selecionados atuarão como avaliadores de projetos pedagógicos de cursos técnicos, como nos processos de autorização de cursos de Instituições Privadas de Ensino Superior (Ipes).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A modalidade é de trabalho remoto, e não será necessário comparecer presencialmente, apenas em casos extraordinários. 

Também não será aplicada uma prova e nem haverá uma entrevista durante a seleção dos candidatos. Toda a avaliação leva em consideração as informações enviadas na inscrição.

Quais são os requisitos para se inscrever?

Para fazer o cadastro, é necessário:

  • Atuar como profissional da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Ter vínculo ativo e estar em exercício em alguma unidade de ensino da rede pública, em regime de dedicação exclusiva;
  • Ser mestre, acadêmico ou profissional, reconhecido pelo MEC;
  • Experiência de no mínimo 3 anos como profissional na área pedagógica, como docente na áreas tecnológicas ou em cursos no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT) e/ou Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST);
  • Não estar no quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • Não ter vínculo empregatício com alguma instituição privada de ensino e nem parentesco de até terceiro grau com seus dirigentes;
  • Não possuir pendências com autoridades tributárias e/ou previdenciárias.

Como se inscrever 

A inscrição é realizada no site do Monitoramento e Avaliação de Programas (map.mec.gov.br), até o dia 23 de agosto.

Já o edital do Cadastro de Avaliadores Especialistas está disponível em PDF pelo site do MEC (gov.br/mec). 

Veja também:

VÍDEO: Google PERDEU para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de TODOS os celulares?

Leia a matéria no Canaltech.